Questões sobre Farmacologia na Odontologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacologia na Odontologia

De acordo com Andrade et al. (2014), dentre vários autores, se a decisão de empregar antibióticos para tratar os abscessos apicais agudos foi tomada, o único parâmetro confiável para interromper a terapia antibiótica dessas infecções agudas é:

Um fármaco pode exercer sua ação farmacológica no próprio local em que foi aplicado ou ser absorvido e distribuído pelo organismo, para ter acesso ao sítio de ação. Considerando os vários fatores que interferem na passagem dos fármacos através das membranas, é importante a via pela qual eles se põem em contato com o organismo. As vias de administração dos fármacos são denominadas enterais e parenterais. São vias parenterais, EXCETO:

Numere a segunda coluna de acordo com primeira, no que diz respeito ao manejo de dor em odontologia.
(1) Codeína
(2) Analgesia preemptiva
(3) Analgesia preventiva
(4) AINEs
(5) Paracetamol
( ) Regime analgésico introduzido antes do estímulo nocivo. Nesse regime, são empregados fármacos que previnem a hiperalgesia, podendo ser complementados pelo uso de anestésicos locais de longa duração.
( ) Analgésico seguro para uso em gestantes e lactantes. Pode causar danos ao fígado. No entanto, seu emprego é seguro quando se empregam até 4 g/dia em adultos, dose máxima recomendada no Brasil.
( ) Analgésico opioide que faz parte da classe dos hipno-analgésicos que podem ser utilizados em associação com o paracetamol para o tratamento da dor odontogênica. Entretanto, essa combinação não deve ser considerada como primeira escolha.
( ) Regime que tem início imediatamente após a lesão tecidual, mas antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose do fármaco é administrada ao final do procedimento (com o paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida pelas doses de manutenção no pós-operatório, por curto prazo.
( ) Indicação para a prevenção e o controle da dor aguda de intensidade moderada a severa no período pós-operatório de intervenções odontológicas eletivas, como exodontia de inclusos, cirurgias periodontais, colocação de implantes múltiplos, enxertias ósseas. Quase sempre seu uso é restrito, não ultrapassando 3 dias.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

#Questão 1047516 - Odontologia, Farmacologia na Odontologia, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Odontologia

Assinale a alternativa que contém um dos principais anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) empregados na clínica odontológica com denominação genérica, dose usual e intervalos entre as doses de manutenção, em adultos, de forma correta.

#Questão 1047517 - Odontologia, Farmacologia na Odontologia, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Odontologia

Os analgésicos rotineiramente empregados na clínica odontológica são a dipirona e o paracetamol. Como alternativa a ambos, pode-se optar pelo ibuprofeno, que em doses menores tem ação analgésica similar à da dipirona, sem praticamente exercer atividade anti-inflamatória. Acerca dos analgésicos empregados na clínica odontológica, é correto afirmar que: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis