Questões sobre Endodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endodontia

Uma paciente de cinquenta e quatro anos de idade, com diabetes tipo 2 e hipertensão, foi atendida no serviço de urgência de uma clínica odontológica. Na anamnese, a paciente relatou sentir dor intensa na região da maxila esquerda havia pelo menos doze horas e informou que a dor melhorava com a aplicação de gelo. No exame físico, o cirurgião-dentista constatou extensa lesão de cárie no dente 26. Na imagem radiográfica, foi confirmada a extensão da lesão de cárie próxima à câmara pulpar. Não foi identificada alteração periapical. No teste pulpar a frio, a paciente relatou sensível melhora da dor. Com o calor, a dor se tornava insuportável. O teste a percussão foi negativo.

A respeito do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A confirmação de alteração pulpar irreversível sintomática deve ser obtida por meio de bloqueio anestésico do nervo alveolar superior médio, responsável pela sensibilidade do dente 26.

Em relação ao tratamento restaurador atraumático convencional (ART), em odontopediatria, julgue os itens a seguir. O sucesso do ART não está vinculado ao diagnóstico pulpar.

Uma paciente de 38 anos de idade, sexo feminino, procurou uma unidade básica de saúde relatando dor espontânea intensa relacionada ao elemento dentário 16, o qual apresentou resposta negativa ao teste térmico de vitalidade. Na radiografia periapical observou-se que o referido elemento dental apresentava restauração muito próxima à câmara pulpar e uma imagem radiolúcida associada ao periápice da raiz mésio-vestibular.

Assim, para a realização de intervenção endodôntica no elemento 16, assinale a alternativa que representa corretamente a forma de conveniência para sua abertura coronária.

Segundo Mário Leonardo (2008), a pulpotomia é uma técnica de tratamento endodôntico conservador, que consiste na remoção do tecido pulpar coronário inflamado, com consequente manutenção da integridade da polpa radicular. De acordo com os conhecimentos sobre pulpotomia, assinale a alternativa CORRETA.

Após examinar clínica e radiograficamente uma paciente com 30 anos de idade, o dentista diagnosticou, no dente 25, a presença de cárie profunda, dor aguda demorando a cessar após a remoção do estímulo com o frio, dor espontânea e excruciante. O aspecto radiográfico desse dente se apresentou normal. Baseado nessas informações, o diagnóstico provável para o dente 25 e o plano de tratamento dessa alteração pulpar, de acordo com Lopes & Siqueira 2015, são respectivamente

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis