Questões sobre Cariologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cariologia

Julgue os itens seguintes, referentes à cárie dental.

O fluoreto de cálcio usado como redutor de índices da doença cárie é pouco útil, pois não libera fluoreto iônico para o meio.

Julgue os itens seguintes, referentes à cárie dental.

A exposição pulpar é considerada agressão biológica de maior amplitude e menor taxa de sucesso do que a permanência de tecido afetado por cárie e, portanto, com presença de bactérias, desde que seja realizado ótimo selamento entre tal tecido remanescente e o ambiente oral.

Julgue os itens seguintes, referentes à cárie dental.

O consumo de carboidratos fermentáveis favorece a produção de ácidos pelas bactérias do biofilme dental, acarretando a desmineralização da estrutura do esmalte e lesão cariosa inicial, principalmente na ausência do flúor.

Julgue os itens seguintes, referentes à cárie dental.

No diagnóstico dessa doença, é importante considerar a atividade e severidade da lesão cariosa, geralmente classificada em lesão ativa e lesão inativa. Independentemente do tipo de lesão, o procedimento correto será a intervenção por meio de preparo cavitário.

Um paciente de vinte e oito anos de idade, com todos os dentes erupcionados, queixou-se de que uma restauração anterior estava escura e áspera, seus dentes estavam muito amarelos e um incisivo central estava mais escuro que os demais. Queixou-se, também, de um dente posterior que o incomodava quando mastigava e de outro dente, que doía quando tomava algo gelado ou comia algo doce. Após exame clínico, constatou-se que o dente 11 apresentava restauração em resina composta de classe IV mesial, com grande envolvimento estético, sinais de infiltração marginal, escurecimento e porosidade. Radiograficamente, observou-se que a restauração tinha média profundidade. O elemento 47 apresentava sintomatologia dolorosa provocada e, ao ser examinado, constatou-se lesão extensa de cárie envolvendo a face oclusal, que, no exame radiográfico, mostrou-se muito profunda. Não existia sinal de comprometimento pulpar, fato confirmado pela ausência de sinais radiográficos e por testes térmicos e de percussão. Verificouse que era o elemento 26 que, quando em função, apresentava sintomatologia dolorosa. Nesse dente, havia uma restauração em amálgama de classe II mésio-oclusal, que a radiografia revelou ser profunda e sem sinais de forramento da cavidade, nem interferências oclusais. O paciente relatou que esse dente passou a doer desde a confecção da restauração, há aproximadamente seis meses. Relatou, igualmente, que, durante a confecção, somente fora realizado o preparo e que, logo em seguida, o material foi condensado na cavidade. Os demais elementos dentários apresentaram-se hígidos e a análise oclusal do paciente revelou normalidade; observou-se, porém, que o paciente ocluía com força bastante acentuada.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 69 a 76.

 

No exame clínico desse paciente, a utilização da sonda exploradora para diagnóstico é contraindicada, por ser considerado método invasivo. Tal método pode causar danos irreversíveis à superfície do esmalte, que pode ser remineralizada, e levar microrganismos cariogênicos de um sítio para outro.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis