Questões sobre Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária

A formação de fendas é um dos defeitos congênitos mais frequentes em humanos, sendo encontrada aproximadamente em 1 a cada 1000 nascimentos.

A manifestação clínica mais branda da fenda palatina é a:

O padrão de crescimento e desenvolvimento da face são determinantes no estabelecimento de maloclusões.

Sobre o crescimento dos ossos da face, é correto afirmar que:

Um paciente de 20 anos comparece ao consultório odontológico para uma consulta de revisão. O paciente não apresenta queixas específicas, porém, o exame da radiografia panorâmica evidenciou que os quatro terceiros molares apresentavam-se inclusos. Considerando a necessidade de exodontia do elemento 48, o cirurgião-dentista pode avaliar, com base em achados clínicos e radiográficos, o grau de dificuldade para exodontia desse elemento.

Sendo assim, é importante observar:

Um paciente adulto, com mais de 40 anos de idade, com sobrepeso, sedentário, procurou um consultório odontológico para exame periódico. Apresentou, no exame intraoral, periodontite grave, halitose e problemas com cicatrização.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

É possível haver assimetria facial decorrente do aumento de volume da glândula parótida, condição conhecida como sialoadenose. No exame de sialografia, verifica-se um padrão de “árvore sem folhas”, causado, provavelmente, pela compressão dos ductos finos pelas células acinares atróficas.

Um exame clínico cuidadoso dos dentes decíduos ou permanentes, logo que eles irrompem na cavidade bucal de crianças e adolescentes, pode auxiliar no diagnóstico precoce de alterações de desenvolvimento dentário. Esses defeitos de desenvolvimento refletem distúrbios durante o período da amelogênese ou dentinogênese.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A dentinogênese imperfeita do tipo I é uma manifestação oral da osteogênese imperfeita, que, geralmente, afeta dentes decíduos e permanentes e pode ser causada por mutações nas cadeias alfa-1 ou alfa-2 do colágeno tipo I. O diagnóstico pode ser realizado pelo exame visual da coloração dos dentes, associado ao exame radiográfico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis