Questões de Odontologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2023

As radiografias periapicais são uma das técnicas intraorais de exame complementar com finalidade de auxiliar no diagnóstico do paciente para planejamento do tratamento odontológico necessário. Em alguns casos fazse necessária a radiografia de todos os elementos dentais com essa técnica, sendo denominada de radiografia dos arcos dentários superior e inferior, que devem seguir uma série determinada para grupo de dentes. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Superior: Molares, Pré-molares, Incisivo lateral e canino, Incisivos Centrais. ( ) Inferior: Molares, Pré-Molares, Canino, Incisivos Laterais e Centrais. ( ) Superior: Molares, Pré-molares, Canino, Incisivos Laterais e Centrais. ( ) Inferior: Molares, Pré-Molares, Incisivo Lateral e Canino, Incisivos Centrais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Em tempos de COVID 19, a preocupação com a disseminação dos agentes patógenos que possam estar presentes na cavidade bucal, fez com que os profissionais dentistas utilizassem de estratégias para diminuir o risco de contaminação durante o uso dos aerossóis. Uma das medidas adotadas é solicitar ao paciente, bochecho com colutório antimicrobiano antes do procedimento odontológico. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Admite-se, geralmente, que os mecanismos biológicos que formam o princípio básico para os enxertos ósseos incluem três processos básicos, um deles é descrito assim: “Ocorre quando material de enxerto não vital serve como um arcabouço para o crescimento de células precursoras dos osteoblastos para o interior do defeito. Esse processo é usualmente seguido de uma reabsorção gradual do material do enxerto”. O processo básico descrito é: 

#Questão 938200 - Odontologia, Prótese, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

Em relação às próteses sobre implantes na região anterior de maxila, a avaliação sistemática e abrangente das regiões edêntulas, incluindo a dentição natural ao redor, é de fundamental importância. Os parâmetros-chave incluem a dimensão mesiodistal do segmento edêntulo, a análise tridimensional da crista óssea alveolar subjacente, o estado dos dentes adjacentes e as relações entre os arcos, assim como parâmetros estéticos específicos. Na avaliação da região anterior edêntula limitada por dente, antes da terapia com implante, são aspectos a serem avaliados, EXCETO: 

#Questão 938201 - Odontologia, Radiologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

Radiograficamente, a periodontite pode ser reconhecida por uma perda alveolar de moderada a avançada; a perda óssea pode ser definida como “horizontal” ou “angular”. Se a perda óssea progredir de uma maneira uniforme na dentição, a crista óssea remanescente apresentará um contorno radiográfico denominado perda óssea “horizontal”. Por outro lado, defeitos ósseos angulares são o resultado da perda óssea que se desenvolveu em diferentes níveis ao redor das superfícies dentárias, sendo esta definida como perda óssea “vertical” ou “angular”. Em um corte histológico, a doença periodontal é caracterizada pela presença de infiltrado de células inflamatórias dentro de uma zona de 1-2 mm de largura no tecido conjuntivo gengival adjacente ao biofilme na superfície do dente. Resultados de pesquisas têm demonstrado que as formas de doenças periodontais crônicas e agressivas de periodontite têm as seguintes características, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis