Questões de Odontologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2017

Uma mãe procurou atendimento em um consultório odontológico 1 dia após o filho de 2 anos sofrer um traumatismo dentário. Na consulta, relatou que o filho estava brincando na sala de casa com um carrinho quando escorregou e bateu a boca no chão. Imediatamente ela pegou a criança no colo e, após acalmá-la, verificou que o lábio superior estava edemaceado e que o dente 51 apresentava um sangramento gengival discreto. O odontopediatra, na consulta, observou o aumento de volume em região central de lábio superior e uma discreta mobilidade no dente 51. Radiograficamente não foram verificadas alterações. Considerando-se o relato da mãe e as características clínicas e radiográficas, o tipo de traumatismo dentário e a conduta mais adequada nesse caso são, respectivamente,

Paciente do sexo feminino, 12 anos de idade, compareceu para atendimento queixando-se de um aumento de volume localizado em assoalho bucal. Durante a anamnese, a mãe da paciente não referiu doenças pré-existentes e relatou que há cerca de 1 mês a filha apresentou uma alteração com as mesmas características, no mesmo local, porém com tamanho discretamente menor, que se rompeu espontaneamente. A paciente informou ainda, durante a anamnese, que não sente dor, apenas um pouco de desconforto ao se alimentar e ao falar. No exame físico extrabucal, não foram observadas alterações. No exame físico intrabucal, verificou-se significativo acúmulo de biofilme nas superfícies dentárias, dente 36 com extensa cárie em superfície oclusal e manchas brancas em dentes ântero-superiores. Verificouse ainda a presença de uma bolha azulada, localizada em assoalho bucal, do lado direito, de consistência macia durante a palpação, medindo cerca de 2 cm de diâmetro, elevando a língua, com evolução de 7 dias. Diante do quadro clínico apresentado, a principal hipótese de diagnóstico é

Ainda com relação ao caso clínico 5A7AAA, caberá ao dentista responsável pelo atendimento da criança

As lesões produzidas em decorrência dos tratamentos odontológicos, quando ocorrem, estão relacionadas a imprudência, negligência ou imperícia. Se durante um tratamento odontológico, por erro profissional, o paciente perde um elemento dental, o crime pode ser enquadrado como:

Em um laudo pericial de exame de corpo de delito, alguns quesitos abordam a classificação das lesões corporais quanto à quantidade e à qualidade do dano. Sobre as lesões classificadas em leves, graves ou gravíssimas, analise as seguintes afirmações:

I. Lesões leves são aquelas representadas por danos de pouquíssima repercussão orgânica ou perdas superficiais, de fácil recuperação. São vistas como de menor importância jurídica.

II. A incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias se restringe apenas às situações em que a vítima fique impossibilitada de exercer seu trabalho, de forma genérica (qualquer trabalho) e não específica (para determinado trabalho).

III. Na debilidade permanente de membro, sentido ou função é importante avaliar a diminuição evidente da função dos membros, dos sentidos e das funções.

IV. Para que exista deformidade permanente são exigidos requisitos como aparência, permanência ou irreparabilidade pelos meios comuns. São exemplos de deformidade permanente: paralisia facial, ablação do olho, perda parcial ou total do nariz e perda de um ou mais dentes anterossuperiores.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis