Questões sobre Gestão nas UPR's da FEPESE

Assinale a alternativa correta em relação à Unidade Alimentação e Nutrição (UAN).

  • A.

    Os alimentos não são os principais veículos transmissores de doenças por bactérias.

  • B.

    As unidades de alimentação e nutrição são um dos principais locais onde ocorrem surtos de doenças transmitidas por vírus.

  • C.

    A refeição servida em uma UAN, além de bem nutrir, poderá servir de exemplo para a criação de hábitos alimentares adequados nos comensais.

  • D.

    O objetivo de uma UAN é o fornecimento de uma refeição equilibrada nutricionalmente, apresentando bom nível de sanidade, não precisando ser adequada ao comensal.

  • E.

    A alimentação em uma UAN deve atender alguns requisitos: ser equilibrada em nutrientes; segura sob o aspecto de higiene, de acordo com os hábitos alimentares da clientela. Entretanto, não deve ser ajustada à disponibilidade financeira da empresa.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Assinale a alternativa correta sobre a atuação do nutricionista em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

  • A.

    A qualidade das UAN está associada aos aspectos intrínsecos do alimento, às condições higiênico-sanitárias e à relação cliente- -fornecedor, não sendo importante o preço.

  • B.

    Um dos principais objetivos da UAN, além de fornecer uma alimentação nutricionalmente equilibrada, é o de oferecer refeições seguras no ponto de vista higiênico-sanitário, visto que, de acordo com dados epidemiológicos, as unidades produtoras de alimentos são um dos principais locais onde ocorrem surtos de doenças transmitidas por alimentos.

  • C.

    Pode-se afirmar que a atuação do nutricionista em UAN não se resume em alimentar o cliente, mas garantir a qualidade e a segurança do alimento do ponto de vista higiênico-sanitário. Entretanto, não é de sua responsabilidade o treinamento da equipe de produção.

  • D.

    O nutricionista, no exercício de suas atribuições em UAN, deve planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição em instituições públicas e privadas, além de realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios, excluindo os enfermos.

  • E.

    Não é atribuição do nutricionista desenvolver métodos de controle de qualidade de alimento, coordenar e supervisionar métodos de controle de qualidade organoléptica das refeições e/ou preparações, por meio de testes de análise sensorial de alimentos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: