Questões de Não definido da IGEDUC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Não definido da IGEDUC

Julgue o item a seguir. 


Para o diagnóstico de sífilis, somente é recomendado o uso de testes treponêmicos que detectam anticorpos totais (IgG e IgM), pois, diferentemente de outros agravos, como a toxoplasmose, a utilização de testes que detectam isoladamente anticorpos IgM (ex.: FTA-Abs IgM) não é útil como marcador de infecção recente. Essa limitação se justifica porque, no diagnóstico de sífilis, os anticorpos IgM são detectados tanto como primeira resposta imune humoral pós-infecção quanto durante o período latente e em pacientes com doença tardia. 

Julgue o item a seguir. 


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o diagnóstico padrão ouro para identificação do vírus SARSCoV-2 é realizado por meio das técnicas de reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa com amplificação em tempo real, ou RT-PCR, e sequenciamento parcial ou total do genoma viral. As amostras para esta análise podem ser obtidas por meio do aspirado nasofaríngeo, swab nasal e oral, bem como pela secreção respiratória do trato inferior, como escarro, lavado traqueal ou lavado broncoalveolar. O ideal é que a coleta seja realizada após o surgimento dos sintomas, entre o terceiro e o quinto dia. 

Julgue o item a seguir. 


A shigelose, também conhecida como disenteria bacilar, para diferenciá-la da disenteria amebiana, é uma forma severa de diarreia causada por um grupo de bastonetes gram-negativos anaeróbios facultativos do gênero Shigella. A disenteria é o resultado dos danos às paredes intestinais.

Julgue o item a seguir. 


De acordo com a Portaria 158/2016, no seu Art. 130, é obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação de sangue, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue: sífilis; doença de Chagas; hepatite A; hepatite B; AIDS; e HTLV I/II.

Julgue o item a seguir. 


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária reviram as orientações a serem aplicadas na triagem clínica de pessoas candidatas à doação de sangue no contexto da pandemia do novo coronavírus. Entre as principais novas orientações estão: pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19, que estão aptas a doar sangue dez dias depois do desaparecimento dos sintomas; pessoas que tiveram contato com casos positivos, que podem doar após sete dias do último contato; e os assintomáticos com teste positivo, que podem doar sangue após dez dias da realização do teste. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis