Questões de Não definido

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Não definido

O movimento e a corporeidade na Educação Infantil estão contemplados nos currículos escolares, prevendo, especialmente, o trabalho com o campo de experiências Corpo, Gestos e Movimentos. Desse modo, analise as seguintes assertivas:

I. Durante o primeiro ano de vida, as emoções são o canal de interação do bebê com o adulto, através do toque corporal, modulação da voz, expressões significativas, permitindo que o bebê realize imitações e crie também suas próprias reações.
II. Ao propor atividades que possibilitem diferentes movimentos, o professor deve ter o cuidado de evitar comportamentos estereotipados associados a determinado gênero, como, por exemplo, não deixar que as meninas joguem futebol ou que os meninos brinquem de bambolê.
III. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão.
IV. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, as crianças se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem.

Quais estão corretas?

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, quanto à importância do brincar na educação infantil, orienta que:

1. Brincar contribui para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos.
2. Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhe são importantes e significativos.
3. Não se recomenda utilizar os jogos, especialmente aqueles que possuem regras, como atividades didáticas. É preciso que o professor tenha consciência de que as crianças brincarão livremente nestas situações, pois não há objetivos didáticos em questão.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Sobre a concepção de infância, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A infância não é vista apenas como uma etapa da vida ou um momento do desenvolvimento das pessoas em uma determinada faixa etária, que precisa ser superada e se encerra com a juventude. Ela deixa marcas que permanecem ao longo da vida e que constituem os seres humanos, marcando um jeito de ser e estar no mundo.
PORQUE
II. Como experiência, a infância não é vivida da mesma maneira por todas as crianças, já que elas são diferentes entre si e vivem em contextos sociais e culturais diferentes e são marcadas pelo pertencimento de classe social, etnia e gênero.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: “A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e ____________ e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada ______________, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio ______________ em que se desenvolve, mas que também o marca. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A respeito do processo de avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo:

I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano é considerada procedimento para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças.
II. O processo avaliativo observa, narra, interpreta, reflete e comunica os processos educativos que se desenvolvem na escola e respeita, valoriza e confia nas crianças.
III. Não é necessário considerar o contexto que se criou para que a aprendizagem acontecesse. Ao se observar e registrar os processos educativos das crianças, não se observa na mesma medida a oferta educacional.
IV. Avaliar é fazer um diagnóstico de capacidades, levando em conta apenas as crianças, não sendo necessário considerar o âmbito da instituição com todas as relações que se estabelecem neste ambiente.

Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis