Questões de Música da FJG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música da FJG

Os procedimentos de ensino e aprendizagem em música devem ser orientados para o aprender a fazer e analisar produções estético-musicais, visando ao desenvolvimento do pensamento musical do aluno.

Para que isso aconteça, é necessário que os caminhos escolhidos ofereçam, prioritariamente, aos alunos:

"O canto coletivo para a formação de uma consciência musical brasileira".

"Os exercícios têm que estar de acordo com o grupo social no qual o professor atua".

As propostas de musicalização registradas acima referem- se, respectivamente, aos métodos brasileiros de:

"Como a distinção entre figura e fundo num desenho, você agora pode distinguir entre figura e fundo também na escuta musical. Tente, por exemplo, ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela, que a rodeiam e forçam o caminho durante suas pausas momentâneas".

Na atividade descrita acima, Murray Schafer apresenta a seguinte proposta:

"O Projeto é uma grande sinfonia, no qual intervém a plural orquestra das nossas operações mentais".

José Antonio Marina

Atualmente, o trabalho com projetos é uma das propostas para o aprender - ensinar Arte. Mais do que uma técnica ou uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza:

A avaliação é um processo que abrange todo o desenvolvimento do ato de educar.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao que é relevante o aluno saber em Música, estabelecem, dentre outros, o seguinte critério:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis