Questões de Música da CONSULPLAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música da CONSULPLAN

O violão é um instrumento usado em vários tipos de música, tais como: blues, country, flamenco, rock e pop. Tocar o violão acusticamente envolve a produção de tons pela vibração das cordas e modulação pelo corpo do violão. Com base no trecho anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em uma tablatura vazia de violão a linha de cima representa a corda mais grossa (6ª corda) e a linha de baixo representa a corda mais fina (mi mais fino – 1ª corda).

( ) Os números escritos nas linhas indicam em que casa as respectivas cordas devem ser apertadas ao se tocar.

( ) O número 0 (zero) indica corda solta.

( ) As notas devem ser lidas da direita para a esquerda.

( ) Os números representados na mesma coluna, ou seja, na mesma direção vertical, devem ser tocados no mesmo instante.

A sequência está correta em

A escala, sequência das notas consecutivas, geralmente emprega as doze notas existentes de forma consecutiva, mas há escalas diferentes. Essa diferença se afirma apenas na estrutura. É lei que todas as escalas do mesmo tipo sejam completamente idênticas entre si, independentemente do seu ponto de partida. Acerca da escala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Modo é o caráter de escala, de acordo com o lugar em que se encontram os intervalos.

( ) A escala menor harmônica é obtida mediante alterações de semitons ascendente do VII grau da escala natural.

( ) Na forma harmônica do modo menor, os semitons se encontram entre os I-II, III-IV e VI-VII graus da escala.

( ) Os semitons da escala modelo de Dó maior são sempre diatônicos e, assim sendo, as escalas como cópias destes modelos poderão conter cromatismo.

( ) Semitom diatônico é quando as notas têm nomes iguais e sons diferentes.

A sequência está correta em

Analise as seguintes afirmativas.

I. A duração das figuras de ritmo não é absoluta. O que é absoluto é a proporção entre as mesmas. Para cada figura representativa do som, há uma correspondente, representante do silêncio.

II. Compassos compostos são aqueles cujos tempos não são preenchidos por figuras pontuadas.

III. A figura pontuada tem divisão ternária, seus tempos são denominados tempos ternários, já os de compassos simples recebem a denominação de tempos binários por serem preenchidos por figuras simples, portanto, de divisão binária.

IV. A tônica de uma escala relativa menor fica uma 3ª acima da tônica da relativa maior.

V. Os compassos mistos constituem uma das manifestações da polirritmia. Chamam-se compassos mistos quando há superposições de compassos diferentes.

Estão corretas apenas as afirmativas

Os tempos dos compassos obedecem a diversas acentuações, isto é, umas fortes e outras fracas. Essas acentuações constituem o acento métrico. No ritmo normal, o 1º tempo de qualquer compasso é forte. Os tempos, por sua vez, se subdividem em partes fortes e fracas. Sobre o tema, analise.

1. ________________: é quando uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca do tempo for prolongada ao tempo forte, ou parte forte. 2. ________________: produz o efeito de deslocamento das acentuações naturais.

3. ________________: notas executadas no tempo fraco, ou parte fraca do tempo, ficando o tempo forte ou parte forte do tempo preenchido por pausas.

4. ________________: quando o início do 1º compasso é ocupado por uma pausa.

5. ________________: figura(s) que precede(m) o 1º compasso, ajustando-se (ou não) no último compasso.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

Acorde é a sonoridade produzida por três ou mais sons simultâneos. A tríade representada a seguir pertence ao grau

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis