Questões de Música da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música da CESPE / CEBRASPE

Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.

Atualmente, a pedagogia musical defende o uso de várias músicas, de diferentes estilos e gêneros na formação musical dos alunos, principalmente considerando a diversidade de estilos musicais no Brasil. Nesse sentido, a aprendizagem de cifras, anteriormente restrita à aprendizagem da música popular, deveria fazer parte de uma formação musical mais abrangente.

Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.

O tipo de cifra usado na figura III mostra a tonalidade, o modo (maior ou menor) e o tipo de inversão.

Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.

A notação da figura III indica que a tonalidade do trecho musical está em lá maior.

Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.

A figura II indica algumas das explorações, experimentações e descobertas de novos meios, típicas do século XX, como, por exemplo, ruptura com padrões rítmicos regulares, tratamento de alturas sem vínculo com tonalidades e modos.

Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.

Uma das técnicas composicionais mais importantes do período Barroco e até hoje muito usada na música popular do Brasil foi o contraponto, em que a melodia é colocada na voz superior, com os outros instrumentos fazendo acompanhamento em acordes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis