Listagem de Questões sobre Geral
"As Pastorinhas de Realengo" é um evento popular característico desse bairro do Município do Rio de Janeiro.
Um planejamento de Música, que explore manifestações folclóricas como esta, valoriza:
os conhecimentos da História da Música que devem ser adquiridos pelos alunos
as produções artístico–musicais dos alunos no encerramento das atividades
as manifestações folclóricas compreensíveis para o nível do aluno
as experiências socioculturais vividas pelos alunos
Os procedimentos de ensino e aprendizagem em música devem ser orientados para o aprender a fazer e analisar produções estético-musicais, visando ao desenvolvimento do pensamento musical do aluno.
Para que isso aconteça, é necessário que os caminhos escolhidos ofereçam, prioritariamente, aos alunos:
a prática de manuseio e seleção dos instrumentos musicais
a vivência da experiência estética na linguagem musical
o aprendizado da notação e registro da música
a elaboração de arranjos musicais
"O canto coletivo para a formação de uma consciência musical brasileira".
"Os exercícios têm que estar de acordo com o grupo social no qual o professor atua".
As propostas de musicalização registradas acima referem- se, respectivamente, aos métodos brasileiros de:
Sá Pereira e Villa-Lobos
Villa-Lobos e Koellreutter
Koellreutter e Cacilda Borges
Gazzi de Sá e Liddy Chiaffarelli
"O Projeto é uma grande sinfonia, no qual intervém a plural orquestra das nossas operações mentais".
José Antonio Marina
Atualmente, o trabalho com projetos é uma das propostas para o aprender - ensinar Arte. Mais do que uma técnica ou uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza:
a aquisição de conteúdos
o desenvolvimento da técnica
a construção do conhecimento
a aplicação de uma metodologia
A avaliação é um processo que abrange todo o desenvolvimento do ato de educar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao que é relevante o aluno saber em Música, estabelecem, dentre outros, o seguinte critério:
compor a partir dos padrões estéticos da música erudita
reconhecer e interpretar os estilos musicais do Brasil e do Mundo
interpretar com autonomia, dominando as técnicas vocal e instrumental
criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}