Listagem de Questões sobre Geral
M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:
escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.
escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.
escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.
escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.
Na perspectiva de Z. Kodály, música deveria ser acessível para todas as pessoas através de uma educação musical sistemática. Suas propostas educacionais incluem estratégias e vários materiais didáticos, que podem ser aplicados no contexto do ensino fundamental brasileiro. Algumas das principais características do método Kodály são:
prática vocal, folclore nacional e internacional, fonomímica, audição interior, experiência antes da teoria.
prática vocal, folclore nacional, mímica, audição interior, teoria antes da prática.
prática vocal e instrumental, folclore nacional e internacional, mímica, audição de obras contemporâneas, experiência antes da teoria.
prática vocal, folclore internacional, fonomímica, audição de obras contemporâneas, teoria antes da experiência prática musical.
E. Willems foi um educador musical que produziu vários materiais didáticos. No ensino fundamental, alguns destes materiais podem ser utilizados, pois este autor se preocupou com o desenvolvimento de atividades gradativas, para diferentes etapas do desenvolvimento musical. Willems foi um pioneiro na utilização da psicologia como base para a elaboração de uma proposta metodológica para a educação musical, e para este autor o desenvolvimento musical pode ser entendido em três principais perspectivas:
sensorial, afetiva e mental.
sensorial, afetiva e psico-social.
sensorial, racional e social.
sentimental, afetiva e moral.
O uso da voz como instrumento para a musicalização é uma estratégia utilizada por diversas metodologias de educação musical, e é uma ferramenta importante para o educador que atua no ensino fundamental. O projeto de Canto Orfeônico proposto por Villa-Lobos no Brasil enfatizava o uso da voz. Algumas das principais características das propostas de Villa-Lobos são:
música instrumental, nacionalismo, música clássica, repertório cívico, produção de material didático para ser utilizado nacionalmente.
música coral, nacionalismo, folclore brasileiro, repertório cívico, material didático para ser utilizado nacionalmente.
música coral, universalismo, folclore, repertório militar, utilização de material didático internacional.
música coral, nacionalismo, folclore internacional, repertório cívico, utilização de material didático internacional.
A música está prevista nas novas legislações para ser aplicada nos 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com os PCN, são conteúdos para esta área:
expressão e comunicação em música: improvisação sobre novas sonoridades; apreciação de compositores e obras significativas em música: seleção de repertório adequado; compreensão da música como produto de indivíduos e grupos com talentos especiais.
expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação; apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; compreensão da música como produto cultural e histórico.
expressão e comunicação em música: performance significativa em música do nosso tempo; compreensão da música como resultado das ações da mídia.
expressão e comunicação em música: ênfase na execução musical instrumental; apreciação significativa em música: escuta das melhores músicas eruditas brasileiras do nosso tempo; compreensão da música folclórica brasileira.
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