Listagem de Questões de Música
Considerando a diversidade de contextos atuais onde a educação é desenvolvida, a aplicação de uma educação musical abrangente necessita de uma série de fatores que permitam flexibilidade sem perder qualidade. Neste sentido, as metas para uma educação musical contemporânea no ensino fundamental deveriam incluir a busca do equilíbrio das diversas ações inerentes ao desenvolvimento musical. Escolha a alternativa que apresenta um conjunto de metas que seja coerente com a diversidade de contextos do ensino fundamental.
equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação e imitação, entre fazer e entender, e entre razão e emoção.
equilíbrio entre expressão musical e formação instrumental, entre interpretação e imitação, entre fazer e apresentar publicamente os resultados, e entre sentimento e emoção.
equilíbrio entre expressão vocal e formação teórica em música, entre criação e improvisação, entre ouvir e entender, e entre razão e técnica.
equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação de música tonal e imitação de cantores da mídia, entre fazer e escrever música, e entre razão e emoção.
M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:
escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.
escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.
escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.
escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.
No desenvolvimento de uma metodologia de educação musical para o ensino fundamental, algumas propostas de C. Orff poderiam ser inseridas no contexto escolar. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas deste método.
integração palavra-canto-movimento, expressão espontânea, improvisação, criação, utilização de instrumentos musicais diversos, prática de conjunto.
integração palavra-literatura-canto, expressão espontânea, improvisação, criação, utilização da voz prioritariamente, prática de conjunto.
integração palavra-canto-melodia, expressão controlada, criação, ênfase no estudo de instrumento e na execução musical.
integração palavra-canto-movimento, expressão dirigida, repertório folclórico exclusivamente alemão, utilização de instrumentos tradicionais, prática de conjunto.
A educação musical no ensino fundamental pode utilizar elementos de diferentes propostas metodológicas adaptadas ao contexto de cada escola. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas do método Dalcroze que poderiam fazer parte de um programa de música para o ensino fundmental.
integração corpo-mente, consciência rítmica, poliritmia, pensamento e sentimento.
integração voz-palavra-corpo, consciência sensorial, poliritmia, racionalidade musical.
integração corpo-mente, consciência rítmica, euritmia, música para todos.
integração corpo-mente, leitura pianística, aritmia, pesquisa sonora.
Na educação musical no contexto atual convivem diferentes metodologias que se consagraram no mundo todo por suas propostas inovadoras. Assinale a alternativa que apresenta importantes educadores musicais que propuseram metodologias que ainda são relevantes no cenário educacional brasileiro e mundial.
E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.
E. J. Dalcroze, L. Mozart, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, G. Mahler.
E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, E. Costère.
M. Clementi, S. Suzuki, C. Orff, R. Kreutzer, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}