Listagem de Questões de Música
Marque a opção correta no que concerne ao uso do piano na condução de grupos vocais:
O trabalho de co-repetição realizado por um pianista (e não necessariamente o regente) é garantia total de que os cantores irão decorar suas partes mais rapidamente.
Vocalizes realizados em grupo auxiliam na composição do "som básico para o coral" (CARRINGTON, 2003) e isto só será possível se o exercício for realizado com o acompanhamento do piano.
É preciso um domínio técnico do instrumento não somente por parte do regente, mas também pelos cantores solistas e chefes de naipe, pois a preparação do coral não dependerá exclusivamente do regente.
O regente poderá utilizar o piano para que os cantores aprendam as partes musicais e para auxiliá-los no que diz respeito à afinação, mesmo sabendo que outros fatores também podem influenciar, como, por exemplo, a respiração, a emissão de sons vocálicos, etc.
Oakley (1999, p. 117) afirma que "pouquíssimos [regentes] possuem domínio pessoal de ritmo interno, segurança quanto ao tempo e sensibilidade rítmica". Assim, pode-se afirmar que é condição "sine qua non" para uma performance ritmicamente estável que o regente seja também um pianista ou tenha domínio de um instrumento harmônico.
Considerando a maneira de produção de som, é correta a classificação dos seguintes instrumentos musicais:
Aerofones: saxhorne, requinta, guitarra e órgão de tubos.
Aerofones: tuba contralto, saxhorne em Mib, cornetas em Sib e flautim.
Cordofones: bandolim, cravo, órgão de tubos, berimbau e trompa em Fá.
Cordofone: violão, piano, carrilhão, trompa em Fá, sax em Sib e alaúde.
Aerofones: flauta transversa, flautim, trombone de vara, timbaleta, xilofone e clarineta em Sib.
A prática coral consiste em um processo de musicalização, em que o trabalho tem o foco no coletivo como instrumento de expressão musical e social, fazendo com que os cantores consigam expressar-se no grupo e em grupo, através da música. Assim sendo, podemos afirmar:
Isto é possível apenas em coros infantis.
O processo de musicalização é específico da prática coral.
O instrumento de expressão musical a que se refere o texto é o cantor.
O canto orfeônico foi decisivo para a implantação, no século XIX, de uma mentalidade musical no Brasil.
Cada parte do coro constrói a sua musicalidade através das relações existentes neste grupo, contribuindo para a sonoridade do todo.
Escreva verdadeiro (V) ou falso (F) em cada uma das afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa que corresponda à sequência correta:
( ) O instrumento de registro mais grave numa orquestra é o contrabaixo.
( ) A extensão das vozes dos(as) cantores(as) depende de treino e de sua constituição física.
( ) Os instrumentos de madeira são assim nomeados porque originalmente eles eram feitos de madeira.
( ) A técnica de tocar as cordas de um instrumento de cordas friccionadas com os dedos, ao invés do arco, é conhecida por dedilhado.
( ) A diferença básica entre uma Banda Sinfônica e uma Orquestra Sinfônica reside no fato de que a primeira não possui o naipe das cordas.
F-V-F-V-V
F-V-F-F-V
F-V-F-V-F
F-V-V-F-V
F-F-V-V-V
Multiplique o número de alterações da armadura da tonalidade homônima de Ré menor pelo número de alterações da armadura de fá menor (___ x ___=___). Divida o resultado pelo número que representa o grau da subdominante (___ : ___=___). Agora, adicione o número de graus da escala contidos numa escala diatônica maior (___+___=___). Por último, subtraia do resultado o número de alterações contidas na armadura da relativa menor de Si Maior (___-___=___). Sua resposta deverá ser um número igual à divisão do número de sonatas para piano escritas por Ludwig van Beethoven, dividido pelo número de sinfonias escritas por Johannes Brahms menos o número da sinfonia de Gustav Mahler que antecede a sua sinfonia que se tornou mais conhecida pela presença do famoso Adagietto no quarto movimento (___ : ___=___ - ___ = ___). A alternativa correta é:
1
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