Questões de Meio Ambiente da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Meio Ambiente da CESPE / CEBRASPE

Considere que uma companhia de saneamento esteja implementando um programa de educação ambiental e, para tanto, tenha preparado uma cartilha com dicas para a população. Nesse sentido, julgue as propostas de instrução para essa cartilha apresentadas nos itens a seguir, no âmbito da educação ambiental.

Ao se construir uma fossa séptica, deve-se observar que a mesma seja impermeável.

Considere que uma companhia de saneamento esteja implementando um programa de educação ambiental e, para tanto, tenha preparado uma cartilha com dicas para a população. Nesse sentido, julgue as propostas de instrução para essa cartilha apresentadas nos itens a seguir, no âmbito da educação ambiental.

Áreas de encosta não devem ser ocupadas.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a importância da questão ambiental nos dias de hoje, julgue os itens seguintes.

Livres da poluição que assola as terras do planeta, os oceanos deparam-se agora com um novo tipo de problema, que o texto destaca: o risco de extinção de peixes.

Considere um projeto de construção de rodovia pavimentada de faixa dupla em região de fragmentos remanescentes de vegetação nativa da Amazônia, na fronteira entre os estados do Acre e Rondônia. O traçado previsto corta a área de estudo em diagonal, na área inferior esquerda, conforme mostra a figura acima.

O empreendedor propôs como compensação pelos eventuais danos ambientais a criação de área protegida privada, nos termos da Lei n.º 9.985/2000, mediante aquisição e revegetação de uma das áreas assinaladas como AAAA ou BBBB na figura acima.

Considere, ainda, que as regiões claras correspondem a áreas agrícolas e que existe um curso d'água cuja nascente localizase junto ao traçado da rodovia e penetra em F1, saindo desta próximo a AAAA, para, então, correr entre F1 e AAAA e, depois, seguir margeando F1, que é uma reserva biológica.

Diante dessa situação hipotética e na condição de técnico que analisa o projeto, julgue os itens que se seguem.

Um programa de educação para o trânsito, mesmo podendo ser interessante, agregaria pouco valor ao projeto global no que concerne à minimização de impactos ambientais.

Considere um projeto de construção de rodovia pavimentada de faixa dupla em região de fragmentos remanescentes de vegetação nativa da Amazônia, na fronteira entre os estados do Acre e Rondônia. O traçado previsto corta a área de estudo em diagonal, na área inferior esquerda, conforme mostra a figura acima.

O empreendedor propôs como compensação pelos eventuais danos ambientais a criação de área protegida privada, nos termos da Lei n.º 9.985/2000, mediante aquisição e revegetação de uma das áreas assinaladas como AAAA ou BBBB na figura acima.

Considere, ainda, que as regiões claras correspondem a áreas agrícolas e que existe um curso d'água cuja nascente localizase junto ao traçado da rodovia e penetra em F1, saindo desta próximo a AAAA, para, então, correr entre F1 e AAAA e, depois, seguir margeando F1, que é uma reserva biológica.

Diante dessa situação hipotética e na condição de técnico que analisa o projeto, julgue os itens que se seguem.

A rodovia, devido à localização topográfica, não oferece riscos de contaminação do solo e da água.

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