Questões de Meio Ambiente do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Meio Ambiente do ano 2025

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O programa se destina às instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal) e dos três poderes da República (executivo, legislativo e judiciário).
Nesse contexto, é correto afirmar que:

De acordo com a Lei nº 9.985/2000, o sistema de exploração baseado na coleta e na extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis denomina-se:

O gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. O processo deve estar em acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, conforme disposto pela Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei nº 14.528/2014). Em relação aos conceitos relacionados à Política Estadual e ao gerenciamento de resíduos sólidos, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1116399 - Meio Ambiente, O Meio Ambiente, FUVEST, 2025, USP, Engenheiro (especialidade: Arborização Urbana e Manejo Arbóreo)

       “A definição do modelo de restauração para uma determinada área degradada depende de fatores como: grau de degradação e histórico da área, disponibilidade de sementes e mudas, solo, clima, máquinas e implementos agrícolas e recursos financeiros disponíveis. Em muitas áreas, a melhor estratégia pode ser uma combinação do uso de vários modelos de recuperação.”

ALMEIDA, DS. Modelos de recuperação ambiental. In: Recuperação ambiental da Mata Atlântica [online].3rd ed. rev: Editus, 2016.

Considerando os métodos de restauração, assinale a alternativa na qual o modelo possuí como estratégia, no processo inicial de restauração, o uso de recursos naturais da regeneração. 

Os princípios da economia circular podem contribuir fortemente para o exercício da responsabilidade socioambiental em múltiplas organizações, setores da economia e esferas da sociedade. O conceito de “cradle to cradle” (“do berço ao berço”, em português) constitui um elemento-chave dessa perspectiva, pois prega que 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis