Questões de Meio Ambiente do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Meio Ambiente do ano 2006

O Brasil apresentou uma Oferta Interna de Energia (OIE) per capita de 1,17 tep em 2004, valor que se situa bem abaixo da média mundial (1,65 tep/hab – dado de 2002). Por outro lado, o Brasil aumentou ainda mais as vantagens comparativas com o resto do mundo em termos de utilização de fontes renováveis de energia (Fonte: BEM 2005). Assinale a opção que apresenta de forma correta a participação por fontes em ordem decrescente (da maior para menor participação) na oferta interna de energia brasileira.

Na fase de inventário de bacias, na identificação de trechos barráveis, costumam ser considerados aspectos ambientais graduáveis e restritivos à implantação, para posterior aplicação de técnicas de decisão com multicritérios. Por exemplo, para a implantação de um empreendimento hidro-agrícola, a declividade é um aspecto graduável (se baixa, é positivo; se alta, é negativo) e a existência de um aterro sanitário classe I no local é um aspecto restritivo. NÃO representa um aspecto restritivo à implantação de uma barragem a existência, no local, de:

Desde a década de oitenta a variável ambiental vem sendo introduzida no planejamento do setor elétrico brasileiro. Um dos principais instrumentos usados no controle ambiental neste setor é a Avaliação de Impactos Ambientais. Em seu Art. 6, a Resolução CONAMA 001/86 define um conjunto mínimo de atividades técnicas que devem ser desenvolvidas em um Estudo de Impacto Ambiental, entre as quais NÃO se inclui:

A produção de petróleo e LGN (líquido de gás natural), em 2004, foi de 1.541 mil bbl/d (barris por dia) e a produção de derivados de petróleo, de 1.892 mil bbl/d. Contudo, ainda existe uma dependência externa líquida de petróleo e derivados (Fonte: BEM, 2005). Em relação à produção e ao consumo de petróleo e derivados no Brasil está correto afirmar que:

De acordo com os registros das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobrás), o potencial hidrelétrico brasileiro está estimado em aproximadamente 260 GW, sendo que apenas 63% deste potencial foram inventariados e 24% foram desenvolvidos. As regiões brasileiras que apresentam, respectivamente, o maior potencial hidrelétrico (inventariado ou não) e o maior consumo de energia elétrica são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis