Questões de Meio Ambiente

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     O carbono, na forma de dióxido de carbono (CO2), é movimentado por processos naturais entre a atmosfera e os continentes e entre a atmosfera e o oceano. Essa movimentação pode ser vista como um processo cíclico, sendo denominada de ciclo global de carbono.
R. P. Costa. Ciências do ambiente. São Paulo: Oficina de Textos, 2021. 
A etapa do ciclo do carbono na qual, o CO2 é trocado entre a atmosfera e a hidrosfera, pelo processo de difusão, até que se estabeleça o equilíbrio entre a quantidade de CO2 que se encontra na atmosfera acima da água e na água é chamada de ciclo

O termo “lixo no mar” pode ser caracterizado como sendo todo o resíduo sólido de origem antrópica que, independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho. Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenham origem em atividades realizadas em terra (gestão inadequada de resíduos sólidos, turismo, indústria, entre outros), enquanto os outros 20% são originados de atividades realizadas no mar (transporte de cargas, pesca, plataformas marítimas, entre outros). Os materiais encontrados de forma mais abundante nos oceanos são os diferentes tipos de:

O comportamento dos solos está, de certo modo, ligado ao tamanho das partículas que os compõem. De acordo com a granulometria, os solos, em ordem decrescente de tamanho dos grãos, são classificados nos seguintes tipos: 

Durante o processo de eutrofização artificial, observa-se aumento da concentração de quase todos os elementos químicos essenciais à produtividade primária. O aumento da concentração de cada nutriente é, geralmente, diferenciado e depende do tipo de lançamento (esgotos domésticos, esgotos industriais, atividades agrícolas etc.), sendo o fosfato o nutriente mais importante no processo de eutrofização artificial. A Figura apresenta, por meio das letras A, B e C, os estados tróficos de um ambiente aquático. 
Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta corretamente os estados tróficos que as letras A, B e C representam, respectivamente. 

Dadas as afirmativas acerca da educação ambiental,
  I. O reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural é um dos objetivos da educação ambiental no Brasil.  II. O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo um dos princípios básicos da educação ambiental no Brasil. III. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do  processo educativo, em caráter formal e não formal.
verifica-se que está/ão correta/s 

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