Questões de Medicina da UPENET/IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UPENET/IAUPE

Um paciente proveniente de Olinda com 42 anos apresentou-se na emergência com cefaleia, prostração, dor retroorbitária, exantema, mialgias e febre alta, há 7 dias e começou a apresentar há 2 dias dor abdominal e vômitos persistentes. Ele relatou que teve um episódio anterior de dengue há cerca de 2 anos. O exame físico demonstrou dor abdominal à palpação profunda do hipocôndrio direito e aumento do fígado e hipotensão postural. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram aumento do hematócrito e plaquetopenia. Qual é o diagnóstico mais provável neste paciente?

Mulher de 28 anos chega ao consultório com queixa de palpitações, sudorese excessiva e fadiga e perda de peso há cerca de 3 meses. Ao exame físico, encontra-se taquicárdica e com pressão arterial de 120/80 mmHg. Ela traz os seguintes exames: TSH – 0,01 mU/L, T4 livre - 3,5 ng/dl e anticorpo anti-TSH (TRAB) positivo. Essa paciente traz um ultrassom de tiroide mostrando um leve aumento e alteração de sua ecogenicidade. A paciente apresenta mãe com Tireoidite de Hashimoto. Qual a melhor conduta clínica para esta paciente?

Paciente masculino, 68 anos de idade, com antecedente de diabetes mellitus tipo 2, em uso de metformina, apresenta-se ao pronto-socorro com queixa de fraqueza generalizada, confusão mental e poliúria intensa há cerca de 5 dias. Ao exame físico, encontra-se desidratado, com mucosas secas, pressão arterial de 140/90 mmHg, frequência cardíaca de 100 bpm e frequência respiratória de 22 irpm. A glicemia capilar é de 800 mg/dL, o sódio sérico é de 155 mEq/L, e a creatinina é de 1,8 mg/dL, Osmolalidade plasmática > 320 mOsm/L; pH > 7, 3. Qual a conduta terapêutica mais adequada para o paciente?

Paciente de 56 anos, etilista crônico, dá entrada na emergência, com história de febre e calafrios há 5 dias, associada a dor em região de transição tóraco-abdominal direita, náuseas, icterícia leve, inapetência e mialgia. Ao exame, apresentava desidratação, icterícia +/4+, taquipneia e pulsos céleres. Ausculta cardíaca com ritmo regular, sem sopros, FC: 124bpm, PA: 90 x 50 mmHg. Ausculta pulmonar com roncos em base de hemitórax direito, FR: 32 ipm, saturando 96% em ar ambiente. Abdome era depressível, mas doloroso em abdome superior, principalmente em hipocôndrio direito. A ponta do baço era palpável. Hemograma mostrava 17.600 leucócitos (86% segmentados, 10% linfócitos e 4% de monócitos), hematócrito: 44%, hemoglobina de 13,4 g/dl e plaquetas de 120.000. Ureia: 110 mg/dL; creatinina: 1,8mg/dL; potássio: 3,1 mEq/L; sódio: 148 mEq/L; CPK: 420 UI/L; AST: 223 UI/L; ALT: 112 UI/L, fosfatase alcalina: 115 UI/L; Bilirrubina total: 2,8 mg/Dl. Podemos considerar como diagnóstico provável deste caso todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Paciente do sexo feminino, 38 anos, chega ao ambulatório de dermatologia com queixa de ter desenvolvido lesões pruriginosas, eritemato-descamativas em região retroauricular, no couro cabeludo, pescoço, axilas e virilhas há cerca de 14 meses. Relata caráter recorrente das lesões, com períodos de melhora e piora. No interrogatório sintomatológico, referia ter infecção urinária de repetição, urge-incontinência e dor em região lombar há cerca de 6 anos. Ao exame, observam-se lesões descamativas com base hiperemiada em couro cabeludo, com áreas de exsudação fétida em região retroauricular e occipital, associada a crostas. Na região axilar e de virilhas há lesões (manchas) confluentes, hiperemiada com descamação menos intensa em relação ao couro cabeludo e com algumas pápulas e crostículas. Diante deste caso, os diagnósticos mais prováveis são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis