Questões de Medicina da NUCEPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da NUCEPE

#Questão 264546 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Paciente de 7 anos de idade, apresenta o seguinte quadro clínico: febre elevada, amigdalite com pontos purulentos, vômitos, eritema generalizado, enantema com petéquias no palato e língua vermelha com hipertrofia de papilas. Os sinais de Pastia e Filatov estavam presentes. Baseado no exposto acima o diagnóstico mais provável, seu agente etiológico e a complicação mais frequente, são, respectivamente:

#Questão 264547 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Baseando-se nos conceitos e critérios de diagnóstico estabelecidos pela Portaria Ministerial 2616, de 12 de maio de 1998, analise as afirmativas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.

I - Infecção hospitalar (atualmente denominada de infecção relacionada à assistência à saúde- IRAS) é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

II - Quando, na mesma topografia em que foi diagnosticada infecção comunitária, for isolado um germe diferente, seguido do agravamento das condições clínicas do paciente, o caso deverá ser considerado como infecção hospitalar.

III - Não são consideradas infecções hospitalares as que ocorrem em recém-nascidos cuja transmissão transcorreu pela via transplacentária (por exemplo: rubéola, toxoplasmose e sífilis).

IV - Infecção de sítio cirúrgico em procedimento com colocação de prótese é considerada infecção hospitalar até 1 ano após a cirurgia.

#Questão 264550 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Com relação aos vírus T-linfotrópicos humanos tipo I (HTLV-I) e tipo II (HTLV-II), analise as afirmativas abaixo e em seguida, marque a opção CORRETA.

I - Os retrovírus humanos HTLV-I, HTLV-II e HIV compartilham as mesmas formas de transmissão.

II - Apesar da maioria dos indivíduos infectados por HTLV-I ou HTLV-II permanecer assintomático ao longo de toda sua vida, sabe-se que esses agentes podem ser etiologicamente responsáveis por algumas síndromes clínicas de natureza neoplásica, inflamatória ou mesmo degenerativa;

III - Dentre as doenças etiologicamente relacionadas à infecção pelo HTLV-II, destacam-se a leucemia/linfoma de células T do adulto e a paraparesia espática tropical;

IV - A confirmação diagnóstica da infecção pelo HTLV pode ser realizada a partir de diferentes métodos sorológicos, dos quais o Western blot é um dos utilizados.

#Questão 264552 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

A.F.S., 55 anos, masculino, lavrador, refere dispneia aos grandes esforços, tosse produtiva com expectoração mucoide, anorexia e perda de peso de 6 kg em 4 meses. Nega tabagismo. Realizou uma radiografia simples de tórax que revelou lesões intersticiais bilaterais do tipo reticolunodular localizadas em terços médios dos pulmões. Foi realizada uma pesquisa para fungos no escarro que evidenciou Paracoccidioidis brasiliensis. A sorologia para paracoccidioidomicose foi negativa. Analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.

#Questão 264565 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

A antibioticoterapia na gestação é uma prática frequente. Alguns antibióticos, de uso comum, estão formalmente contraindicados durante a vigência do ciclo gravídico por serem responsáveis por alguns efeitos adversos ao feto. Marque a alternativa que mostra SOMENTE fármacos desaconselhados na gravidez.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis