Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, apresenta-se com paraparesia crural, urgência urinária, parestesias em membros inferiores e dor cervical com irradiação para os membros inferiores quando flete o segmento cefálico anteriormente. Refere há um mês ter apresentado perda visual do olho direito com recuperação parcial. O exame clínico apresenta aumento dos reflexos miotáticos em membros inferiores (aquileu e patelar), Babinski bilateral e diminuição do reflexo fotomotor em olho direito. O estudo com ressonância magnética da coluna torácica apresenta-se com lesão hiperintensa comprometendo o segmento entre C8-T3 e captação heterogênea de contraste além de intumescimento da medula espinhal nessa topografia.
Qual é o diagnóstico mais plausível para essa paciente?

Paciente, sexo masculino, 33 anos de idade, refere forte cefaleia periorbital direita com duração de uma hora. Esses eventos são muito incapacitantes, e o paciente apresenta-se muito intranquilo e agitado e não consegue ficar deitado. A cefaleia pode se repetir até três vezes por dia. Não tem fotofobia, fonofobia, náuseas e vômitos. Os eventos se repetem anualmente nos mesmos meses, entre abril e junho.
Qual é a etiologia da cefaleia apresentada por esse paciente?

Paciente de 75 anos de idade, com estenose de artéria carótida esquerda de 70% e estenose de 80% da artéria carótida interna direita, apresentou novo evento isquêmico encefálico há 48 horas com afasia e hemiparesia direita. Após cinco dias, paciente recuperou completamente os déficits apresentados. Paciente apresenta doença isquêmica cardíaca crônica com dois infartos agudos do miocárdio nos últimos 16 meses.
Qual é a conduta de maior impacto na prevenção de novos eventos isquêmicos?

Com relação ao sangramento uterino anormal (SUA), assinale a alternativa incorreta.

As úlceras genitais representam síndrome clínica, sendo muitas vezes causadas por infecção sexualmente transmissível. Os aspectos clínicos são bastante variados, e estabelecer o diagnóstico é um desafio fundamental para a condução adequada da doença.


Úlcera geralmente única, que ocorre no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca ou outros locais do tegumento), indolor, com base endurecida e fundo limpo sugere infecção por

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis