Questões de Medicina da AOCP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da AOCP

Ainda em relação à questão anterior, nº49, os nódulos hiperecogênicos renais mais provavelmente devem representar

Paciente masculino, 13 anos, com retardo mental leve e história de convulsões desde a infância. Identifica-se, à ultrassonografia, cistos renais de tamanhos variados bilaterais e alguns nódulos hiperecogênicos esparsos pelos rins. Apresenta também, no sistema nervoso central, nódulos subependimários e astrocitoma de células gigantes subependimário. Qual é o provável diagnóstico?

Paciente masculino de 45 anos, proveniente da zona rural, com queixa de dor lombar. À ultrassonografia, observam-se rins de dimensões aumentadas à custa de múltiplas lesões anecoicas (mais de 10), de dimensões variadas (medindo de 1 até 12 cm), algumas com septações e ecos internos, associados a múltiplos cistos hepáticos regulares, sem distorção da morfologia hepática. Laboratório com função renal reduzida e hepática preservada. Qual é a principal hipótese diagnóstica?

Endoleak é a presença de fluxo externo à endoprótese no interior do saco aneurismático. A tomografia é o método de escolha para sua avaliação, porém em pacientes com função renal prejudicada o Doppler e o uso de contraste ultrassonográfico podem ser alternativas. De acordo com os tipos de endoleak, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta. I.

 Tipo I. II.

Tipo II. III.

Tipo III. IV.

Tipo IV. V.

Tipo V.

a. Há fluxo retrógrado de ramos da aorta para o saco aneurismático, destacando-se os fluxos que se originam da artéria mesentérica inferior e de ramos lombares.

b. Origina-se na extremidade de conexão da endoprótese. Divide-se em tipo A, proximal e B, distal.

c. Falha estrutural da prótese, como fraturas ou orifícios na parede da prótese.

d. Também é conhecido como endotensão. Aumento do saco aneurismático de causa desconhecida, sem evidência de endoleak.

e. Porosidade da prótese.

Paciente de 25 anos, com queixa de aumento do volume testicular à esquerda, refere história prévia de criptorquidia. À ultrassonografia, observa-se nódulo sólido hipoecoico, homogêneo, de limites bem definidos. Qual é a principal hipótese diagnóstica?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis