Questões de Medicina da AEDB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da AEDB

Estão relacionados com o risco de sangramento intestinal e a indução de convulsão os seguintes antidepressivos, respectivamente:

João tem 22 anos e apesar de na infância ter tido um comportamento arredio, com poucos amigos, desenvolveu-se bem nos estudos e atualmente vinha cursando faculdade de administração à noite e trabalhando em um escritório durante o dia. Há um mês interrompeu contra a vontade um namoro longo. Segundo seus familiares, nada havia de anormal ou que causasse preocupação no comportamento de João nos últimos meses ou dias. No sábado à noite, depois de ter trabalhado o dia inteiro, João foi a uma festa com amigos, chegando em casa por volta das 5 horas da manhã. Ao cruzar com João nesse momento, seu irmão notou que ele estava estranho, mas não deu maior importância a esse fato. No domingo, ao acordar, não tendo encontrado João em casa, foi procurá-lo na praia. Achou-o bem mais tarde, sentado na areia, com o olhar perdido e dizendo que não voltaria para casa, pois "havia compreendido tudo, que havia uma trama para matá-lo". Quando o irmão insistiu para trazê-lo de volta, João ficou agressivo e começou a xingá-lo dizendo "Você faz parte do complô, "eles" me disseram". Além disso, fazia gestos com as mãos como se quisesse afastar objetos que estivessem a sua frente. Dado o crescente de agressividade, agitação, insônia, pensamentos desordenados e comportamento inadequado, um médico foi chamado, constatando ao exame físico, midríase, taquicardia, sudorese e hipertensão leve. Com esse quadro, João foi internado em uma clínica psiquiátrica, na qual foi medicado e de onde saiu quinze dias depois aparentemente em completa recuperação, retomando os seus estudos e trabalho. Frente a esse quadro e essa evolução, a primeira hipótese diagnóstica a considerar seria:

Um homem de 42 anos dá entrada em um prontosocorro com o seguinte quadro clínico: dificuldade de responder às perguntas que lhe são feitas, olhar amedrontado, inquieto, trêmulo, taquicárdico, com sudorese. Ele afirma que usa álcool desde os 18 anos, mas que parou de beber há quatro dias. Seu diagnóstico provável é:

Uma paciente de 72 anos é levada pela família ao ambulatório de psiquiatria por apresentar esquecimentos. Seu marido relata que ela sempre foi normal, mas que de alguns meses para cá começou a ficar desleixada no cuidado da casa, esquecendo a comida no fogão até esta queimar e esquecendo também a data de pagar as contas, o que durante toda a vida havia sido sua atribuição. Relata que isto ocorreu de repente e nega que venha piorando nos últimos meses. Além disso, a paciente esqueceu também o nome de alguns vizinhos e parentes e perdese se sair sozinha pelas imediações de sua casa. Ao exame físico, constata-se uma leve paresia de membro superior direito, que o marido afirma ter ocorrido na mesma época que começaram os esquecimentos. A paciente é hipertensa e tabagista. Qual é seu diagnóstico?

Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando corretamente cada termo ao seu significado psicopatológico:

COLUNA I:

1. Embotamento afetivo

2. Neotimia

3. Apatia

4. Paratimia

5. Anedonia

COLUNA II:

( ) Incapacidade total ou parcial de obter prazer

( ) Experiências afetivas novas das psicoses

( ) Perda profunda de todo tipo de afetividade

( ) Reação incongruente a conteúdos ideativos

( ) Diminuição da excitabilidade afetiva

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis