Questões sobre Radiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Radiologia

Acerca do hipernefroma, julgue os próximos itens.

A ablação por radiofrequência pode ser usada no tratamento do tumor renal menor que 3 cm em pacientes sem condições de ressecção cirúrgica.

Com relação à utilização de radioterapia no tratamento de diversos tumores benignos e malignos, julgue os itens a seguir.

O adenoma pleomórfico de parótida é uma neoplasia benigna que deve ser tratado com radioterapia pós-operatória no caso de comprometimento de lobo profundo da parótida sem o sacrifício do nervo facial, primeira recidiva benigna e tumor maior que 2 cm.

Com relação ao diagnóstico e tratamento das leucemias agudas julgue os itens subsequentes.

A proptose unilateral ou bilateral pode ser uma apresentação clínica inicial da leucemia mieloide aguda, correspondendo ao sarcoma granulocítico, conhecido também como cloroma, que é um tumor sólido raro, composto de células imaturas da série granulocítica. A radioterapia conformada pode ser utilizada no tratamento desses tumores, e a complicação relacionada à retina é a retinopatia da irradiação, com achados clínicos e evolução semelhantes aos da retinopatia diabética.

Com relação ao diagnóstico e tratamento das leucemias agudas julgue os itens subsequentes.

Antes do início do tratamento ou logo após a quimioterapia, pode ocorrer a síndrome de lise tumoral, que é caracterizada pela destruição maciça de células malignas e pela consequente liberação do seu conteúdo no espaço extracelular. As anormalidades metabólicas observadas na síndrome de lise tumoral incluem hiperuricemia, hipercalemia, hiperfosfatemia e hipocalcemia. A insuficiência renal aguda causada pela deposição de cristais de uratos e(ou) cristais de fosfato de cálcio pode aumentar ainda mais os níveis já elevados de potássio e fósforo, podendo culminar em uma arritmia cardíaca e na morte súbita.

Com relação ao diagnóstico e tratamento das leucemias agudas julgue os itens subsequentes.

Nas leucemias agudas hiperleucocitárias, é extremamente comum a ocorrência de hiperviscosidade ou leucoestase, em decorrência da hipercelularidade e da dificuldade de circulação dos aglomerados de células leucêmicas fluírem pela microvasculatura. As manifestações clínicas relacionadas com os órgãos afetados (síndrome de leucoestase) são diversas: insuficiência respiratória por pneumopatia difusa, perturbações neurológicas ligadas a insuficiência circulatória cerebral, insuficiência renal e priapismo. A radioterapia craniana profilática tem como objetivo evitar a ocorrência de leucoestase cerebral.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis