Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Durante a transferência de um paciente do Pronto-Socorro para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital de retaguarda, uma criança é transferida monitorizada com um oxímetro de pulso. Em qual das seguintes condições clínicas ou doenças, a verdadeira saturação arterial de oxigênio do paciente será menor do que a que seria mostrada em um oxímetro de pulso convencional? 

Dr. Luiz Otávio é chamado em seu consultório pela enfermeira da equipe solicitando que avalie um lactente de 3 meses de vida que acabou de chegar nos braços da genitora, que está muito aflita. Ela lhe entrega seu filho e pede que examine a criança que não acordou bem, relata ainda que notou uma respiração ruidosa quando foi pegar a criança no berço e que a barriga da criança está “entrando” quando respira, coisa que nunca tinha acontecido anteriormente. Nega história familiar de atopia ou pródromos gripais. Dr. Luiz acalma a mâe e passa a examinar a criança que apresenta o exame físico a seguir: Paciente em regular estado geral, taquidispneico (frequência respiratória 62 incursões por minuto), descorado +/IV, saturando 94% em ar ambiente. Sistema respiratório apresenta murmúrio v esicular reduzido em ápice do hemitórax direito, com sibilo fixo na mesma região. Nota-se tiragem subdiafragmática e tosse. O Sistema cardiovascular tem bulhas normofonéticas em 2 tempos sem sopros. Diante da história e do exame físico, qual a suspeita mais compatível com o quadro do lactente em questão?

#Questão 1123983 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Pediatria

Lactente com 13 meses é admitido em Emergência Pediátrica com taquidispneia iniciada há 2 horas em casa. Mãe do menor nega a ocorrência de febre, vômitos, diarreia, tosse ou outros sintomas. Menor passou o dia em casa, sem alterações perceptíveis, quando no início da noite ficou “cansado”, além de apresentar sudorese importante. Ao exame físico, estava agitado, taquidispneico 2+/4+, FR 60 ipm, SatO2 91%, FC em torno de 280 bpm, pulsos centrais finos e tempo de enchimento capilar de 4 segundos. O pediatra pediu um ECG para a equipe de enfermagem, além de solicitar acesso venoso e instalar máscara não reinalante.
O traçado do ECG encontra-se a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Diante do exposto, torna-se imperativo que a próxima conduta do médico seja a seguinte:

#Questão 1123984 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Pediatria

Adolescente de 13 anos é admitido em Emergência Pediátrica com hipótese diagnóstica de Síndrome de Weil. Sobre essa situação clínica, podemos afirmar que

#Questão 1123988 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Pediatria

Qual alternativa contém características/ manifestações clínicas que descrevem a adrenarca precoce na pediatria?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis