Questões sobre Ortopedia e Traumatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ortopedia e Traumatologia

Menino de 2 anos de idade, sem antecedentes patológicos dignos de nota, segundo relato da mãe, estava andando de mãos dadas com o pai, há cerca de 1 hora, quando tropeçou. O pai impediu que a criança caísse, puxando-o pela mão que segurava, porém, a criança parou de mexer esse braço desde então. Ao exame clínico, a criança mantém o braço em flexão do cotovelo junto ao corpo e recusa-se a movimentá-lo, porém, não se observam lesões, edemas, crepitações ou sinais inflamatórios. Há pequeno hematoma (de cor mais amarelada) em região do joelho esquerdo, que a mãe diz não se relacionar ao quadro atual.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta. 

Paciente masculino, 45 anos de idade, em investigação para dor em região lombar baixa bilateral persistente e que piora à noite. Existe também dificuldade de mobilizar a coluna lombar particularmente em repouso.
A avaliação laboratorial do sangue revelou anemia, elevação da fosfatase alcalina e da imunoglobulina IgA. A dosagem de anticorpos antinucleares foi negativa. O paciente fez uma ressonância magnética para a investigação da dor, cujo laudo foi normal. O diagnóstico de espondiloartropatia foi pensado, porém existe um achado que é muito incomum nesse grupo de doenças.
A respeito desse caso, assinale a afirmativa correta.

#Questão 1122094 - Medicina, Ortopedia e Traumatologia, IBAM, 2025, Prefeitura de Guarulhos - SP, Médico(a) Ortopedista e Traumatologista - Urgência e Emergência

Qual o principal diagnóstico de uma lesão tumoral óssea dolorosa em pacientes maiores de 40 anos quando este não apresenta histórico de câncer prévio? 

As dores musculares ou mialgias estão entre as queixas mais comuns na atenção primária, e quase todas as pessoas sentirão dores em seus músculos em algum momento de suas vidas. Em relação a dores musculoesqueléticas, assinalar a alternativa CORRETA.  

Em 2016, o Ministério da Saúde instituiu a Estratégia Pré-Natal do Parceiro (EPNP) no intuito de estimular o envolvimento consciente e ativo de homens, pais e/ou parceiros, em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e ao longo do desenvolvimento da criança. A oferta de testes rápidos e outros exames, bem como o aconselhamento, são importantes estratégias para a prevenção de vários agravos. De acordo com o Guia do pré-natal do parceiro para profissionais de saúde, publicado pelo Ministério da Saúde em 2023, além de anamnese e exame físico, é sugerida a realização de exames no pré-natal pelo parceiro. Esses exames sugeridos são:
I- tipagem sanguínea e fator RH (no caso da mulher ter RH negativo).
II- pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HbsAg) e de anticorpos do vírus da hepatite C (anti-HCV).
III- teste treponêmico e/ou não treponêmico para detecção de sífilis.
IV- pesquisa de anticorpos anti-HIV.
V- hemograma, lipidograma: dosagem de colesterol total, HDL, triglicerídeos e glicemia de jejum.
VI- eletroforese da hemoglobina (para detecção da doença falciforme).
É CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis