Questões sobre Farmacologia e Anestesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacologia e Anestesiologia

Historicamente, 10 a 20 % dos pacientes que utilizavam ventilação mecânica, desenvolviam pneumonias. A maioria delas é tratada empiricamente com esquemas antimicrobianos, definidos com base nos agentes etiológicos mais prevalentes na unidade, ou no hospital em questão e no perfil de sensibilidade desses agentes. Porém, o correto é realizar a coleta no trato respiratório inferior facilitada pela presença de cânula traqueal e enviar ao laboratório para cultura Para o tratamento empírico, é necessário um antibiótico de amplo espectro como uma cefalosporina injetável, tal como:

A colite associada a antibióticos é um problema clínico significativo em pacientes hospitalizados recebendo antibioticoterapia de largo espectro.
Na maioria das vezes, ela é causada por:

O uso de antibióticos deve seguir vários princípios para sua prescrição, em função da crescente resistência bacteriana aos diversos grupos de antimicrobianos. Assinale a alternativa correta em relação ao mecanismo de ação desses medicamentos.

Paciente, 67 anos de idade, sexo feminino, moradora em uma instituição de longa permanência, apresenta histórico de demência. Os cuidadores relatam a necessidade de deixá-la mais calma, principalmente à noite. 


Essa paciente chegou ao consultório em uso dos seguintes medicamentos: amitriptilina, biperideno e diazepam. Considerando o quadro descrito da paciente e o tratamento indicado, caso haja necessidade, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Esses medicamentos são considerados inapropriados para a paciente.

( ) Esses medicamentos não são causas da demência dessa paciente.

( ) Esses medicamentos são causas de hipotensão ortostática na paciente.


Assinale a sequência correta. 

Paciente do sexo masculino, 71 anos de idade, hipertenso de longa data, coronariopata, com passado de duas angioplastias com stent, com queixa de edema de membros inferiores e dispneia aos esforços moderados, veio encaminhado para avaliação devido a descontrole glicêmico revelado em exames laboratoriais recentes. Está em uso atual de enalapril 20 mg, duas vezes ao dia, espironolactona 25 mg ao dia, hidroclorotiazida 25 mg ao dia, metoprolol 50 mg dia, atorvastatina 80 mg ao dia e AAS 100 mg ao dia. Ao exame físico, apresenta PA = 130 x 80 mmHg e IMC = 30 kg/m2 , ritmo cardíaco regular com presença de B3 e sopro sistólico em foco mitral, crepitações em bases pulmonares, fígado palpável há 3 cm do RCD, edema de membros inferiores ++/4+. Realizou exames que evidenciaram: HbaA1c = 9,5%, glicemia de jejum = 205 mg/dL, creatinina 2,8 mg/dL, taxa de filtração glomerular estimada pela fórmula CKD-EPI = 22 mL/min.
Qual é a melhor medicação para auxiliar a insulinoterapia nesse contexto?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis