Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Um paciente proveniente de Olinda com 42 anos apresentou-se na emergência com cefaleia, prostração, dor retroorbitária, exantema, mialgias e febre alta, há 7 dias e começou a apresentar há 2 dias dor abdominal e vômitos persistentes. Ele relatou que teve um episódio anterior de dengue há cerca de 2 anos. O exame físico demonstrou dor abdominal à palpação profunda do hipocôndrio direito e aumento do fígado e hipotensão postural. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram aumento do hematócrito e plaquetopenia. Qual é o diagnóstico mais provável neste paciente?

Em 1983, o HIV-1 foi isolado de pacientes com AIDS pelos pesquisadores Luc Montaigner, na França, e Robert Gallo, nos EUA, recebendo os nomes de LAV (Lymphadenopathy Associated Virus ou Virus Associado à Linfadenopatia) e HTLV-III (Human T-Lymphotrophic Virus ou Vírus T-Linfotrópico Humano tipo lll), respectivamente, nos dois países. Em 1986, foi identificado um segundo agente etiológico, também retrovírus, com características semelhantes ao HIV-1, denominado HIV-2. Sobre o HIV, assinale a alternativa INCORRETA

Leia as afirmativas abaixo e registre V, para verdadeiro, e F, para falso.


São doenças indicativas de Aids para as quais é requerido o diagnóstico definitivo:


(__)Câncer cervical invasivo.

(__)Criptococose extrapulmonar.

(__)Linfoma primário do cérebro.

(__)Candidose de traqueia, brônquios ou pulmões.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA. 

As intoxicações alimentares bacterianas ocorrem quando um indivíduo consome alimentos contendo toxinas previamente produzidas durante o crescimento de colônias bacterianas nos alimentos. As características descritas abaixo, referem-se a:
É um bacilo gram-positivo e está amplamente distribuído no meio ambiente. Diferentemente de outras bactérias, o causa intoxicação e não infecção; é a exotoxina bacteriana mais potente que se conhece, podendo ser letal a uma dose de apenas 0,12 ? g. Não sofre efeitos dos ácidos estomacais, sendo absorvida no intestino delgado. Quando atinge os vasos sanguíneos, a toxina é rapidamente transportada para os transmissores nervosos, resultando na paralisia dos músculos controlados por estes nervos.
Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/ceis/mundoleveduras/2013/IntoxicacoesAlimentares.pdf
Marque a opção CORRETA.

A imunoprofilaxia contra a hepatite B está indicada em casos de violência sexual nos quais ocorra exposição ao sêmen, sangue ou outros fluidos corporais do agressor. Em relação à interpretação dos Marcadores Hepatite B, é correta a seguinte conclusão:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis