Questões sobre Dermatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Dermatologia

#Questão 931237 - Medicina, Dermatologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico Cirurgia Geral

O processo de cicatrização consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos que culminam com a reconstituição tecidual. Conforme as diferentes fases de cicatrização, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 associando cada fase às características que as definem.
Coluna 1 1. Fase inflamatória. 2. Fase proliferativa. 3. Fase de maturação.
Coluna 2 ( ) Nessa fase, ocorre a formação de tecido cicatricial, incluindo colágeno e matriz extracelular e a reorganização dos vasos sanguíneos.
( ) Nessa fase, há um aumento no fluxo sanguíneo e influxo de células imunes para o local da lesão, resultando em vermelhidão, calor, inchaço e dor.
( ) Nessa fase, ocorre a contração da ferida e a remoção de células mortas, resultando em uma cicatriz mais fina e plana.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre a hanseníase, analise as proposições abaixo.

I. Doença infectocontagiosa, com agente etiológico Mycobacterium leprae, sendo um bacilo a?lcool-a?cido.
II. Infecta os nervos periféricos, em especial as células de Sertoli.
III. A doença acomete principalmente os nervos superficiais da pele, mas também pode afetar os olhos e órgãos internos.

É correto o que se afirma em

#Questão 932221 - Medicina, Dermatologia, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Farmácia e Gera

A esporotricose é uma micose subcutânea, de caráter subagudo ou crônico, causada por fungos do gênero Sporothrix. Atualmente, a ocorrência da esporotricose está cada vez mais relacionada à transmissão zoonótica, principalmente por felinos infectados e, ocasionalmente, por cães, pássaros, tatus e peixes. Sobre esta zoonose, analise as assertivas abaixo e julgue a alternativa correta.
I- O complexo Sporothrix compreende diferentes espécies, como S. schenckii, S. brasiliensis, S. globosa, S. mexicana, S. luriei, S. pallida e S. chilensis. As quatro primeiras já foram isoladas no Brasil, sendo a S. brasiliensis a espécie mais prevalente no país. II- A infecção inicia com a inoculação do fungo, seguida por penetração no tecido até as camadas mais profundas, onde ocorre a transição filamento-levedura. Este processo leva em torno de 60 dias. III- A literatura descreve a esporotricose como predominantemente associada à ocupação profissional, afetando pessoas que trabalham com a terra, principalmente em áreas rurais. IV-A apresentação clínica mais comum da esporotricose humana é a forma cutânea. V- A esporotricose pode mimetizar outras infecções granulomatosas e neoplasias cutâneas, assemelhando-se a lesões decorrentes de criptococose, carcinoma epidermoide e leishmaniose, sendo importante o diagnóstico diferencial para estas enfermidades.

É correto o que se afirma na alternativa:

Em relação à Hanseníase, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA. 

Um menino de 15 anos apresenta história de um mês de prurido e descamação na região da virilha. Nega história atópica. O exame físico revela hiperpigmentação da pele na metade superior das coxas e nas áreas inguinais, com descamação e escoriação secundária. O escroto e o pênis não foram afetados. Também foi observada uma pequena maceração entre o quarto e o quinto artelho do pé direito, que provoca ardência e prurido. Das alternativas abaixo, o diagnóstico mais provável para o referido caso clínico é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis