Questões sobre Clínica Médica Humana

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Médica Humana

#Questão 934975 - Medicina, Clínica Médica Humana, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

As diretrizes da Agency for Health Care Policy and Research (AHCPR) são pouco precisas com relação ao desbridamento. Contudo, indicam a remoção de qualquer tecido necrosado do interior da ferida, se esta for consistente com os objetivos, com a seleção do método apropriado às condições do usuário, bem como com as necessidades de avaliação e o controle da dor. As diretrizes também estabelecem que as técnicas de desbridamento podem ser utilizadas isoladas ou combinadas. Sob essa ótica, o desbridamento de tecido inviável é o fator mais importante na gerência de lesões. Considerando-se isso, assinalar a alternativa INCORRETA:

#Questão 934976 - Medicina, Clínica Médica Humana, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

As feridas são classificadas segundo diversos parâmetros, que auxiliam no diagnóstico, na evolução e na definição do tipo de tratamento, tais como cirúrgicas, traumáticas e ulcerativas. As feridas cirúrgicas são provocadas por instrumentos cirúrgicos, com finalidade terapêutica, e podem ser: incisivas, com perda mínima de tecido; ou excisivas, nas quais há remoção de áreas de pele. As complicações mais comuns associadas à cicatrização de feridas são:
I. Hemorragia interna (hematoma) e externa, podendo ser arterial ou venosa.

II. Deiscência: separação das camadas da pele e tecidos. É comum entre o 3º e 11º dia após o surgimento da lesão.
III. Evisceração: protrusão dos órgãos viscerais, através da abertura da ferida.
IV. Infecção: drenagem de material purulento ou inflamação das bordas da ferida; quando não combatida, pode gerar osteomielite, bacteremia e septicemia.
V. Fístulas: comunicação anormal entre dois órgãos ou entre um órgão e a superfície do corpo.
Estão CORRETOS:

#Questão 934980 - Medicina, Clínica Médica Humana, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

Na maioria dos casos, a avaliação pré-operatória é uma análise do estado de saúde geral paciente. Sobre a avaliação pré-operatória, analisar os itens abaixo:
I. Avaliações mais extensas são indicadas de acordo com o tipo de procedimento e comorbidade presentes ou indicadas por achados da história clínica e do exame físico.
II. Nos pacientes com cardiopatias ou riscos vasculares aumentados, a avaliação frequentemente é feita pelo cardiologista, e, nos portadores de pneumopatias crônicas, pelo pneumologista.
III. Serviços cirúrgicos específicos com rotinas bem-organizadas definem previamente a rotina de avaliação pré-operatória de forma adaptada ao tipo do paciente (idade, comorbidade, fatores de risco, tipo de procedimento etc.).
IV. Internações dias antes da cirurgia para fazer avaliações devem ser feitas sempre que possível e considerando o tipo do paciente (idade, comorbidade, fatores de risco, tipo de procedimento etc.).
Estão CORRETOS:

#Questão 934981 - Medicina, Clínica Médica Humana, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

A mediastinite, definida como a inflamação dos tecidos do mediastino, pode ser aguda ou crônica. Em relação às fontes de infecção do mediastino mais comuns, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta uma fonte de contaminação rara é:

#Questão 934987 - Medicina, Clínica Médica Humana, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

As infecções cirúrgicas cutâneas abrangem o espectro que se estende dos abscessos cutâneos superficiais, como furúnculos e carbúnculos, até as infecções necrosantes devastadoras e, muitas vezes, fatais de tecidos moles mais profundos. Em relação às infecções cirúrgicas cutâneas, assinalar a alternativa INCORRETA:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis