Questões sobre Acunpuntura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Acunpuntura

O paciente F. W. T., 40 anos de idade, negro, obeso e hipertenso em tratamento, compareceu à consulta de rotina em posto de saúde da família.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A obesidade desse paciente pode estar relacionada com afecções cutâneas, como estrias e candidíase.

Determinada paciente de 56 anos de idade estava na própria casa, que se encontra em reforma, quando uma das paredes que estava sendo desmanchada pelos pedreiros cedeu e a atingiu, prensando a perna direita dela contra o chão, tornando a mobilização do membro impossível por causa do peso do material. A paciente foi prontamente socorrida pelos pedreiros, que chamaram a ambulância, porém não retiraram a parede de cima da perna dela com medo de machucá-la mais. Essa paciente deu entrada no pronto-socorro levada pelo SAMU, cerca de três horas após o incidente, pois encontrava-se em uma cidade sem hospital e em um local de difícil acesso para a equipe de resgate. À chegada, apresentava rotação externa de tornozelo e pé direitos, sem lesões de continuidade na pele, porém com edema importante de partes moles abaixo do joelho, hiperemia local e muita dor ao exame do local.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A síndrome compartimental deve ser uma hipótese diagnóstica nesse caso, pois há sinais de fratura de tíbia, e o mecanismo da lesão deu-se por importante esmagamento muscular.

Um paciente de 65 anos de idade, tabagista pesado (dois maços de cigarro por dia) há mais de 15 anos, apresenta tosse e dispneia em atendimento no pronto-socorro. Os raios X de tórax demonstram lesão de 2 cm no segmento anterior do lobo superior esquerdo. Ao exame físico, verificam-se sibilos expiratórios e estertores crepitantes em bases à ausculta pulmonar, frequência respiratória de 28 mrpm, frequência cardíaca de 75 bpm e saturação de O2 de 88% em ar ambiente.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A maior parte dos casos de câncer de pulmão, atualmente, é diagnosticada antes do aparecimento dos sintomas por causa dos recursos disponíveis.

Uma paciente de 32 anos de idade, obesa (IMC 38 Kg/m²), diabética tipo II e em uso de hipoglicemiante oral, em tratamento de transtorno depressivo maior (bem controlado), comparece ao consultório médico demonstrando interesse em realizar cirurgia bariátrica para emagrecer, pois gostaria de reduzir o peso por questões estéticas.

A respeito desse caso clínico e da cirurgia bariátrica, e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O quadro de depressão maior da referida paciente não contraindica a cirurgia bariátrica, pois se encontra em tratamento, com a doença bem controlada.

Um paciente de 58 anos de idade, negro, chega à emergência levado pela esposa por estar sonolento, queixando-se de cefaleia de forte intensidade, fadiga e episódios de náuseas seguidos de vômito de forte intensidade. A esposa relata que os sintomas se iniciaram no dia e vêm apresentando piora progressiva. Nega queixas de dor torácica e (ou) precordial, e também nega queixas álgicas abdominais. O paciente refere quadro prévio de hipertensão arterial e está em uso de anti-hipertensivos. A esposa relata que ele se queixa de episódios frequentes de cefaleia no último ano e que tem estado “muito estranho” nos últimos três meses, apresentando ações inconsequentes até nas pequenas decisões diárias. Ao exame, apresenta-se em estado geral regular, acordado e conversando, porém com aspecto sonolento, ventilando espontaneamente em ar ambiente. Apresenta ausculta cardíaca e pulmonar sem particularidades. Sinais vitais: FC = 58 bpm; FR = 22 irpm; PA = 190 mmHg x 125 mmHg; SatO 2 = 97%; e temperatura axilar (Tax) = 38,6 ºC.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Uma punção liquórica com hipoglicorraquia, hiperproteinorraquia e alta celularidade com predomínio de neutrófilos falaria a favor de uma meningite de origem bacteriana.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis