Questões de Medicina do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2015

Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN), também conhecida como Dermopatia Fibrosante Nefrogênica (DFN), é uma condição que ocorre apenas em pacientes com disfunção renal. Além das lesões cutâneas, esta síndrome inclui fibrose de músculo esquelético, articulações, fígado, pulmão e coração, podendo ser fatal. A Fibrose Sistêmica Nefrogênica está ligada à exposição a um meio de contraste. Assinale a alternativa que apresenta tal substância.

O ultrassom durante o pré‐natal é um exame rotineiro e que apresenta diversos benefícios para a mãe e o feto, como permitir um exame direto do feto, como paciente. Sobre o uso do ultrassom no pré‐natal de baixo risco, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A ultrassonografia morfológica apresenta boa sensibilidade para detectar anomalias fetais.

( ) O ultrassom precoce permite uma melhor datação da gestação, evitando pós‐datismos e induções desnecessárias.

( ) Em pré‐natais de baixo risco, a única utilidade da ultrassonografia após 24 semanas se mostra a avaliação da maturidade placentária.

( ) Apesar de algumas sociedades recomendarem o ultrassom gestacional ao redor de 12 semanas e outro (morfológico) no segundo trimestre, as recomendações atuais do SUS orientam somente o do primeiro trimestre e, em casos especiais, como suspeita de gemelares.

A sequência está correta em

Assinale o método de escolha para avaliação de pacientes sintomáticas em que se suspeita de câncer ovariano.

“Criança, dois anos, é submetida ao ultrassom para investigação de quadro de vômitos, fezes muco‐sanguinolentas e massa abdominal palpável.” O ultrassom abdominal chama atenção em determinado momento pelo achado a seguir (seta branca):

Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para este caso.

Sobre o uso de contrastes em radiologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A sensibilidade da RM ao gadolínio é maior que a da tomografia computadorizada ao contraste iodado. Além disso, o volume médio de contraste administrado por via intravenosa nos exames de RM é cerca de 5 a 15 vezes menor do que o utilizado com os contrastes iodados na tomografia computadorizada.

II. Considera‐se, em geral, que os contrastes à base de gadolínio são mais seguros que os contrastes à base de iodo.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis