Questões de Medicina do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2015

A síndrome do túnel carpal é uma pressão no nervo médio – o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão. Pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares na mão e nos dedos. A síndrome do túnel carpal é comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos e os punhos. Ao exame físico, as manobras de Phalen e tinel são positivas. Em um paciente com essas manobra positiva, o correto tratamento inicial é

A cefaleia, uma condição prevalente, incapacitante, muitas vezes sem diagnóstico e tratamento adequados, afeta mais as mulheres e tem maior frequência nos anos de maior produtividade. No Brasil, são responsáveis por 9% das consultas por problemas agudos em atenção primária. Relacione adequadamente o tipo de cefaleia aos seus principais sintomas/características.

1. Enxaqueca sem aura‐enxaqueca comum.

2. Enxaqueca com aura.

3. Cefaleia em salvas.

4. Cefaleia tensional.

( ) Pelo menos 10 episódios acontecendo em menos de um dia/mês (menos de 12 dias/ano). Cefaleia durando 30 minutos a sete dias. Ausência de náusea ou vômito (anorexia pode ocorrer), fotofobia ou fonofobia estão ausentes, ou apenas um deles pode estar presente. Não atribuível a outra doença.

( ) Aura consistente com pelo menos um dos seguintes, menos fraqueza motora: sintomas visuais completamente reversíveis, incluindo efeitos positivos (luzes que piscam, pontos ou linhas luminosas) e/ou negativos (perda de visão). Sintomas sensoriais completamente reversíveis, incluindo efeitos positivos (pontadas, agulhadas) e/ou negativos (insensibilidade). Disfonia completamente reversível.

( ) Crise de cefaleia durando quatro a 72 horas (tratamento fracassado ou não realizado). Cefaleia tendo pelo menos duas das seguintes características: unilateral, pulsátil, dor de intensidade moderada a intensa. Dor agravada ou impedindo atividade física rotineira (caminhada, subir escadas etc). Durante a cefaleia, ocorrência de pelo menos um dos sintomas: náusea e vômitos, fotofobia e “fonofobia”. Nenhum outro diagnóstico que explique a cefaleia.

( ) Dor intensa ou muito intensa unilateral orbital, supraorbital e/ou temporal, se não tratada duram 15 a 180 minutos. Cefaleia acompanhada de pelo menos um dos seguintes sintomas ipsilateral à dor: conjuntiva injetada (avermelhada) ou lacrimejamento, congestão nasal ou rinorreia, edema palpebral, sudorese na testa ou na face, miose e/ou ptose. As crises têm a frequência de dias intercalados até oito por dia. Não atribuído a nenhuma outra doença.

A sequência está correta em

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa‐se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos‐alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. No dia‐a‐dia de um médico PSF, é imprescindível obter informações necessárias para fazer corretamente o diagnóstico de um paciente com HAS, visto que, na maioria das vezes, trata‐se de uma doença assintomática. Sobre o diagnóstico de HAS, assinale a alternativa correta.

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes. Sobre esse transtorno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A tríade sintomatológica clássica da síndrome caracteriza‐se por desatenção, hiperatividade e impulsividade.

( ) O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico.

( ) O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno.

A sequência está correta em

Com relação à responsabilidade profissional, o Código de Ética Médica apresenta uma série de princípios que são vedados aos médicos. Em relação à responsabilidade profissional desse código, assinale a alternativa que apresenta um princípio vedado ao médico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis