Questões de Mecânica de Autos da FAU

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Fazer a manutenção preventiva é muito mais econômico porque geralmente, evita que os problemas se agravem. A melhor maneira de fazer a manutenção preventiva é seguir as recomendações indicadas pelo fabricante, dentro dos prazos e quilometragem/hora do manual do veículo/máquinas. Em máquinas mais antigas ou que não possuam manual, é importante estabelecer um programa próprio e manutenção periódica; na manutenção corretiva os problemas existentes precisam ser reparados imediatamente, pois as peças com defeito podem danificar outros componentes comprometendo a segurança. Como em muitas outras áreas da vida, adiar a solução dos problemas só servira para agrava-los ainda mais, então:

I - Siga as recomendações e o plano de revisões e manutenção propostos pelo fabricante.
II - Faça a substituição das peças de desgaste normal nos prazos corretos, antes que os problemas se manifestem.
III - Utilize somente produtos recomendados e peças originais, dentro das especificações.
IV - Acostume-se a fazer um pequeno checklist antes de sair, e um checklist completo antes de grandes trabalhos.
V - A qualquer sinal de funcionamento irregular, pare para verificar, e se possível, leve a máquina a uma oficina autorizada. Adiar a hora do conserto pode custar muito caro, além de expor os usuários a riscos desnecessários.

Analisando as assertivas acima se concluí que:

O sistema elétrico do veículo/máquinas, além de ser responsável pelo funcionamento das luzes, pisca, limpador de para-brisa e outros aparelhos elétricos, também é responsável pelo acionamento do motor de partida, pelo funcionamento do motor e pela reposição de carga de bateria, é uma recomendação:

Em caso de superaquecimento ou se o motor ferver, deve-se:

Os freios do veículo/máquina formam um sistema complexo, que serve para reduzir a velocidade ou fazer o veículo parar completamente, através do acionamento do pedal do freio. Ao acionar o freio, aumenta-se a pressão sobre um óleo especial chamado fluido de freios, que transmite essa pressão até as lonas ou pastilhas, freando as rodas por atrito; Freios são itens de segurança, portanto é dever do condutor ou proprietário:

I - Identificar o reservatório do fluido de freios, mantendo-o no nível.
II - Fazer revisões para verificar o estado das lonas ou pastilhas, discos e demais componentes.
III - Saber que o fluido precisa ser drenado e substituído, periodicamente.
IV - Manter o freio de estacionamento ou freio de mão em bom estado de funcionamento.
V - Conhecer e praticar técnicas para poupar o sistema de freios, aumentando a vida útil dos seus componentes.

Analisando as assertivas acima se concluí que:

Quando o sistema de refrigeração falha, a temperatura do motor sobe rapidamente. Se o motor não for desligado, sofrera severos danos, são recomendações no sistema de arrefecimento:

I - Ficar atento indicadores de temperatura no painel.
II - Sempre que parar para abastecer, verificar o nível da água do sistema de arrefecimento.
III - Não se deve abrir a tampa do reservatório com o motor quente, o vapor poderá provocar queimaduras graves.
IV - A água deverá conter o aditivo para radiadores, recomendado pelo fabricante do veículo.

Analisando as assertivas acima se concluí que:

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