Questões de Matemática da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Matemática da VUNESP

#Questão 1125978 - Matemática, Aritmética e Problemas, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - Matemática

O valor numérico da fração algébrica  Imagem associada para resolução da questão para x = 9997 é

Um banco propôs a um cliente que deve R$ 1,2 milhão que pagasse a dívida em 4 parcelas, sendo uma primeira parcela imediatamente, com valor igual a 2/5 da dívida, e as demais em 30, 60 e 90 dias. Na segunda parcela, o cliente pagaria R$ 550 mil mais um acréscimo igual a 1/50 desta parcela, acréscimo este que não seria considerado para fins de abatimento da dívida. Após o pagamento das duas primeiras parcelas, o valor ainda devido seria dividido igualmente nas duas últimas parcelas e, em cada uma delas, haveria um acréscimo de 1/25 sobre seus respectivos valores, acréscimos estes que não seriam considerados para fins de abatimento da dívida. Desconsiderando-se a inflação ou qualquer outra correção monetária nos valores, os acréscimos propostos pelo banco totalizariam

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Num estudo de coorte prospectivo para avaliar a relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, durante 5 anos foram acompanhados dois grupos de 400 pessoas cada. Num deles (grupo exposto), as pessoas consumiam regularmente alimentos ultraprocessados e no outro (grupo não exposto), evitavam esse tipo de alimentação. Ao final do estudo, no grupo exposto, constatou-se que 80 pessoas desenvolveram doenças cardiovasculares, enquanto no grupo não exposto, apenas 20 pessoas desenvolveram a doença. 

Com base nos mesmos dados, é correto afirmar que o risco atribuível para o consumo de alimentos ultraprocessados em relação ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares é igual a

Em um grupo de trabalhadores, as alturas (em cm) foram registradas e tiveram uma média de 170 cm com desvio padrão de 5 cm. É correto descrever o desvio padrão como sendo a 

O tema proporcionalidade é central no ensino de matemática. Em uma aula sobre esse tema, a professora Maria afirmou que não é correto dizer que duas grandezas são diretamente proporcionais apenas quando “uma aumenta e a outra também aumenta” ou quando uma “diminui e a outra também diminui”. Para exemplificar isso, ela apresentou uma tabela para os alunos com dados de duas grandezas que não são diretamente proporcionais. Uma tabela que pode ter sido aquela que a professora Maria apresentou aos seus alunos é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis