Questões de Matemática da VUNESP

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Uma criança está guardando em um cofrinho somente moedas de R$ 1,00 e de R$ 0,50. Certo dia, ao abrir o cofrinho, constatou que havia nele 140 moedas e que a razão entre o número de moedas de R$1,00 e o número de moedas de R$ 0,50 era 3/4 .

O valor total que havia em moedas, nesse cofrinho, era

Em uma caixa, há 150 pastas de papelão, das quais 30% estão em bom estado, mas precisam ter o elástico trocado. Entre as pastas restantes, 40% serão substituídas por pastas novas, e as demais permanecerão em uso, por estarem em ótimo estado. Em relação ao número total de pastas da caixa, as que estão em ótimo estado correspondem a

Uma pessoa comprou 2,6 kg de aveia e 1,8 kg de linhaça e quer dividir totalmente esses dois produtos em pacotinhos menores, cada um deles com a mesma massa e com a maior quantidade possível. Sabendo-se que os dois produtos não podem ser misturados, o número de pacotinhos necessários será

Uma papelaria comprou um lote de pacotes de papel para presentes, contendo menos de 200 pacotes, e pretende formar pilhas, cada uma delas com o mesmo número de pacotes. Ao iniciar a tarefa, percebeu-se que era possível formar pilhas contendo ou 9, ou 12, ou 15 pacotes em cada uma delas e que todos os pacotes ficariam empilhados. O número de pacotes do lote era

A figura representa um jardim no formato de triângulo retângulo ABC, reto em B, dividido em duas regiões: uma triangular BDE, com flores variadas, e outra em forma de trapézio ADEC, com grama.

Sabendo que as medidas dos lados DB, BC e AB são, respectivamente, 3, 10 e 7,5 metros, e que a divisória DE das regiões é paralela ao lado AC do jardim, o perímetro, em metros, da região com flores variadas, desse jardim, é igual a

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