Questões de Matemática da Instituto Access

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Listagem de Questões de Matemática da Instituto Access

Um design gráfico fez um esboço de um painel utilizando semicircunferências desenhadas dentro de um retângulo que possui dimensões 120cm de comprimento por 60cm de largura, conforme a figura a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Nela, em cada coluna, estão representadas uma semicircunferência e metade de outra semicircunferência, tangentes entre si, com os centros assinalados. A semicircunferência que pertence a uma dada coluna, exceto a primeira, tem um dos seus pontos extremos sobre o ponto médio da semicircunferência da coluna imediatamente à esquerda. Após a realização do esboço, ele sombreou parte da figura, gerando, assim, o desenho representado abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

A área sombreada representada na segunda figura, em centímetros quadrados, 

Uma cepa da covid-19 infectou três pessoas no 1º dia, 6 no 2º, 12 no 3º e assim sucessivamente.
O número de pessoas infectadas no 21º dia foi

Uma turma do 9º ano resolve vender rifas, para ajudar a custear a festa de formatura. A numeração das rifas é uma sequência de três algarismos (como, por exemplo, 099), iniciando-se em 000. Dentre as rifas, que foram todas vendidas, será sorteada uma, para atribuir um prêmio.
Qual é aproximadamente a probabilidade de a rifa premiada ter um único algarismo sete? 

#Questão 1030826 - Matemática, Funções, Instituto Access, 2022, Prefeitura de Itabira - MG, Professor de Séries Finais - Matemática

Numa tempestade, quando ocorre uma descarga elétrica, primeiro vê-se o relâmpago e, depois, escuta-se o trovão. Para determinar a distância, d, em metros, entre o observador e a descarga elétrica, multiplica-se por 340 o tempo, t, em segundos, que decorre entre o instante em que se vê o relâmpago e o instante em que se ouve o som do trovão.
Qual das expressões seguintes representa a relação entre as variáveis d e t

Alguns dos alunos da turma do André participaram de uma atividade de recolhimento de materiais recicláveis. Cada um dos alunos que participou na atividade recolheu o mesmo número de latas, o mesmo número de caixas de cartão e o mesmo número de garrafas de vidro. Recolheram, ao todo, 96 latas, 72 caixas de cartão e 60 garrafas de vidro.
Qual é o maior número possível de alunos a participar dessa atividade?

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