Questões sobre Legislação Aplicada - Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação Aplicada - Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC

Analise os seguintes fatores considerados na determinação da moeda funcional de uma entidade, conforme definições do Pronunciamento CPC 02 (R2) - Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis:

I. a moeda do país sede da entidade;

II. a moeda que mais influencia os preços de venda de bens e serviços;

III. a moeda que mais influencia fatores como mão de obra e matéria-prima;

IV. a moeda por meio da qual são originados recursos das atividades de financiamento.

Está correto somente o que consta em:

Na Demonstração dos Fluxos de Caixa de uma instituição financeira, elaborada de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa, as saídas de caixa decorrentes da aquisição de um Ativo Imobilizado, as entradas de caixa decorrentes de emissão de instrumentos de capital e as entradas de caixa decorrentes do recebimento do principal de operações de crédito são classificadas, respectivamente, como atividades:

O Banco Central do Brasil vem envidando esforços para reduzir as assimetrias entre as demonstrações financeiras individuais e as demonstrações consolidadas, estas últimas já preparadas anualmente de acordo com o padrão internacional (IFRS). Tal processo consiste na incorporação ao Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF dos preceitos das normas internacionais, em particular as International Financial Reporting Standards (IFRS), assim como a emissão de normas que recepcionam pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Os itens a seguir enumeram alguns dos critérios e procedimentos contábeis aplicáveis às demonstrações consolidadas.

I. critérios contábeis para constituição de provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito;

II. critérios e condições para mensuração, reconhecimento e divulgação de transações com pagamento baseado em ações;

III. procedimentos aplicáveis à contabilização e divulgação de eventos subsequentes ao período a que se referem as demonstrações contábeis;

IV. registro contábil e evidenciação de políticas contábeis, mudança de estimativa e retificações de erros.

De acordo com as normas aprovadas pelo Banco Central do Brasil, entre as demonstrações financeiras individuais e demonstrações consolidadas encerradas em 31.12.2017, permanecia(m) divergente(s) o(s) tratamento(s) contábil(eis) citado(s) somente no(s) item(ns):

Relativamente aos procedimentos de mensuração e avaliação de itens patrimoniais, de acordo com os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens subsequentes. Para fins de aplicação do pronunciamento CPC 16 (R1), valor realizável líquido é o mesmo que valor justo.

Relativamente aos procedimentos de mensuração e avaliação de itens patrimoniais, de acordo com os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens subsequentes. Uma compra a prazo, para ser paga em doze meses à taxa de juros implícita de 10% ao ano, exigirá, no momento de seu reconhecimento inicial, um lançamento de contas a pagar ou outro passivo correspondente, em contrapartida com um lançamento a débito do ativo adquirido, ambos pelo valor presente da obrigação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis