Questões de Jornalismo da FUMARC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Jornalismo da FUMARC

#Questão 925685 - Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Jornalista I - Assessoria e Imprensa e Produção Multimídia

Leia e analise as seguintes afirmativas sobre o tema “mídias sociais, comunicação pública e cidadania”:
I. O perfil de uma instituição pública em uma rede social existe de forma independente e autônoma.
II. O uso de mídias sociais por instituições públicas é completamente diferente do uso por instituições não-públicas.
III. A prioridade das instituições públicas nas mídias sociais digitais é a utilização da comunicação pública como uma forma de incentivar a prática da cidadania.
IV. Há apenas uma busca de aumento de likes, de engajamento de seguidores, de repercussão e de consolidação e credibilidade da “marca”.
V. As mídias sociais digitais permitem a aproximação do cidadão da esfera pública, a participação e a interferência dele ao debater, criticar, opinar ou deliberar sobre a ordem social.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

#Questão 925687 - Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Jornalista I - Assessoria e Imprensa e Produção Multimídia

Leia com atenção o trecho retirado de Machado (2016), do e-book Wegov – Comunicação digital no setor público.
Qual sentimento lhe ocorre se, ao chegar a uma repartição pública, assim como nas demais repartições, a calçada estiver suja, com buracos e parede pichada? Por outro lado, se você chega para resolver um problema urgente, e a fachada é simplesmente espetacular, mas você é mal atendido e seu problema não é solucionado em tempo hábil, esta instituição lhe causa boa impressão?
O trecho acima está relacionado, respectivamente, aos seguintes conceitos:

#Questão 925688 - Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Jornalista I - Assessoria e Imprensa e Produção Multimídia

Na comunicação pública, é fundamental a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação. E, segundo Aguiar (2016), no e-book Wegov – Comunicação Digital no Setor Público, o planejamento deve conter sete passos para acontecer. São eles:
I. Planejar estratégia e tática. II. Rever a missão da instituição. III. Investir em recursos humanos, financeiros e ter infraestrutura adequada. IV. Criar um manual com regras mais fixas de procedimentos para controlar a equipe. V. Mapear e assumir riscos. VI. Capacitar equipe. VII. Realizar um grande número de reuniões. VIII. Manter posicionamento mais low profile em relação aos outros setores e defender as questões da comunicação. IX. Criar uma matriz de prioridades. X. Fazer um cronograma mais flexível, sem estipulação de prazos. XI. Fazer um cronograma de ações imediatas, de curto, médio e longo prazo... e executar. XII. Rever os valores da instituição. XIII. Articular e estabelecer parcerias com formadores de opinião internos e obter a chancela do projeto/ iniciativa.
Estão CORRETOS os passos: 

#Questão 925690 - Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, FUMARC, 2023, AL-MG, Assessoria e Imprensa e Produção Multimídia

Em Mousinho (2020), encontramos conceitos básicos e importantes sobre a comunicação no âmbito digital. Relacione as colunas, numerando os parênteses:
1 SEO  2 SERP 3 Black hat 4 White hat  5 SEM 6 ROI 7 CAC
( ) são as estratégias de SEO aceitas e recomendadas pelos buscadores.
( ) marketing para motores de busca, engloba todo tipo de estratégia para mecanismos de pesquisa, inclusive a criação de anúncios pagos e links.
( ) custo de aquisição de clientes.
( ) retorno sobre o investimento.
( ) em português, página de resultados do mecanismo de pesquisa.
( ) conteúdos duvidosos e de baixa qualidade.
( ) otimização de mecanismos de busca, é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. 
A sequência CORRETA ao se relacionar a primeira coluna com a segunda, de cima para baixo, é:

#Questão 925689 - Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, FUMARC, 2023, AL-MG, Assessoria e Imprensa e Produção Multimídia

As pessoas podem adotar diferentes tipos de busca para resolver suas dúvidas, principalmente na hora de uma compra na internet. De acordo com Mousinho (2020), para criar estratégias de conteúdo e SEO, é preciso entender com qual intenção cada pesquisa é feita e, assim, alinhar as consultas dos usuários ao que a sua marca tem a entregar para eles. As definições a seguir estão relacionadas aos tipos de buscas na internet:
____________ busca, a partir de um componente geográfico, dentro de determinada região. Acontece, por exemplo, quando o usuário busca por restaurantes, cinemas, lojas, hotéis, escolas, consultórios, entre outros tipos de estabelecimentos com uma localização física. ____________ buscas que têm cada vez mais se esforçado para entregar resultados específicos como: notícias; institucionais; músicas; buscas acadêmicas; informações pontuais (clima, data etc.); imagens e vídeos. ____________ é uma busca relacionada a uma compra. O usuário pode estar a fim de comprar um produto, encontrar o endereço de uma loja ou comparar preços, por exemplo. ____________ acontece quando o usuário já sabe em qual site deseja navegar e dificilmente mudará seu destino final. ____________ o usuário busca informações sobre algum assunto, produto ou marca. Aqui, ele ainda não sabe muito bem o que quer, o que mostra que ele está no começo da jornada de compra.
Os termos que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis