Questões de Jornalismo da FEPESE

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Leia o texto abaixo:
Primeira transmissão de rádio no Brasil completa 100 anos no Dia da Independência
A primeira transmissão foi em comemoração ao centenário da República do Brasil, do então presidente Epitácio Pessoa, na Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro.
Por Poliana Alvarenga e Viviann Barcelos, G1 - ES 07/09/2022
No dia 07 de setembro de 1922, os brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio durante a comemoração ao centenário da República do Brasil, do então presidente Epitácio Pessoa, na Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro.
100 anos depois, o hábito de escutar o rádio sobreviveu às transformações sociais e tecnológicas da sociedade. Na Grande Vitória, no Espírito Santo, esse meio de comunicação atinge cerca de 1.350.000 pessoas.
Analise as afirmativas abaixo sobre o rádio no Brasil.
1. O rádio no Brasil tornou-se popular ao longo dos anos 1930 e atingiu o apogeu na década seguinte. Com o advento da tevê, em 1950, começa o declínio desse meio de comunicação.
2. Com o declínio da audiência na década de 1950, o rádio brasileiro buscou se reinventar para sobreviver. Por isso, tornou-se local, fazendo jornalismo de serviço, de atendimento à comunidade.
3. Nessas mudanças para sobreviver, o rádio no Brasil perdeu uma de suas principais características: de ser companheiro, de não impedir a audiência de praticar outras atividades.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a comunicação institucional, conceitos e funções.
( ) A comunicação institucional interessa-se apenas pela direção da empresa e pela imagem dessa direção diante do público externo.
( ) A comunicação institucional busca um clima organizacional produtivo junto ao público interno. Logo, não age no público externo.
( ) A comunicação institucional objetiva criar e melhorar a imagem da organização, buscando a interação com o público. Serve também para o alinhamento do público interno.
( ) A comunicação institucional é composta por vários instrumentos de comunicação, entre eles relações públicas, publicidade, marketing. No entanto, a assessoria de imprensa comanda a comunicação.
( ) A comunicação institucional coordena as várias funções dentro da organização ou empresa e visa exclusivamente ao público externo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Leia o trecho abaixo do artigo de Sylvia Moretzsonh.
Eduardo Faustini, o famoso “repórter sem rosto” da TV Globo, que se notabilizou por assumir diversos personagens para realizar denúncias através de câmera oculta – e que, portanto, não “filma” apenas com o olhar –, desenvolve exatamente esse raciocínio na entrevista a Millos Kaiser (2011) para a revista Trip. Considera-se um sacerdote e diz que gosta de “jogar luz em uma zona que está escura”, mas seu propósito está longe de qualquer projeto iluminista. Pelo contrário: embora afirme admirar os profissionais que trabalham mostrando a cara e investigando documentos, ele prefere “resolver a questão numa filmagem”, porque “no dia seguinte, a casa do cara já caiu”.
É sua forma de compensar “a Justiça lenta, ineficiente” – embora ele mesmo não se considere um justiceiro. Mas, ao mesmo tempo, tampouco acha necessário subordinar-se à lei: “A relevância de um fato é sempre mais importante que a infração que estou cometendo. (…) O interesse público é o meu foco. Pra mim, ele é mais importante que qualquer lei ou regra de etiqueta”. Também considera o segredo de justiça um absurdo, porque “não protege a dona Maria ou o seu João, protege apenas o milionário corrupto.”
O “repórter inflitrado” e a câmera oculta: repensando problemas éticos e epistemológicos para a prática do jornalismo - Sylvia Debossan Moretzsohn -
Professora de Jornalismo no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da UFF. Jornalista, mestre em Comunicação e doutora em Serviço Social. Pesquisadora de temas que relacionam mídia, ética, senso comum, cotidiano e rotinas de produção no jornalismo. Colaboradora do Observatório da Imprensa.
Assinale a alternativa correta com base no texto acima e em seus conhecimentos.

Os erros, barrigas e imprecisões na informação jornalística fazem parte da história do próprio jornalismo, isto é, não são fenômenos exclusivos da era da internet.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

Leia o texto abaixo:
“O termo jornalismo de dados se tornou popular desde a última década com a chegada do Datablog do jornal britânico The Guardian. A prática dos dados é vista como um novo método de investigar e contar histórias de maneira a informar e engajar o público em maior escala. Além disso, os jornalistas de dados têm papel importante para ajudar a diminuir as barreiras à compreensão e à imersão em dados e aumentar a alfabetização em dados de seu público em larga escala. A prática utiliza da digitalização para lidar com grande quantidade de dados, que jamais poderiam ter sido imaginados, dando nova ênfase ao uso de ferramentas tecnológicas para o processo de produção de notícias. Jornalismo de dados serve como um lembrete de quão importante a análise de big data (grandes massas de dados) pode ajudar no processo de trabalho de notícias (HAMMOND, 2017).”
Mapeando a presença do jornalismo de dados no Brasil, Mathias Felipe DE LIMA-SANTOS Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha - Trabalho apresentado no GP Gêneros Jornalísticos, XIX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Assinale a alternativa correta tendo o texto acima como ilustração em relação ao Jornalismo de Dados, ou Reportagem com Auxílio do Computador (RAC).

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