Questões de História da IVIN

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Listagem de Questões de História da IVIN

A respeito do período da história do Brasil conhecido como Nova República, assinale a única alternativa que se acha em estrita conformidade com os fatos nela descritos:

Tendo a figura do negro como participantes da Cabanagem, revolução popular que abalou, durante alguns anos, a vida social e econômica da Amazônia. Um de seus aspectos mais importantes é precisamente a análise da intervenção das classes populares dos campos e das cidades os destinos políticos da província do Grão-Pará com o fim especial de modificar o status quo. A cabanagem se forjou na cidade, explodiu nos campos, com reflexos inevitáveis no meio rural. Como forma de luta armada, a liderança absoluta esteve sempre com os sertanejos. O principal agente revolucionário foi o líder Batista Campos, que gozava de um imenso prestígio político no interior. (SALLES, 2015, p. 41, O Negro na Formação da Sociedade Paraense).
Sobre o cenário que marca o Brasil nesse contexto do conflito da Cabanagem, a participação dos negros nesse processo e as características culturais e históricas deixadas por esses à sociedade, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta:

A História, como ciência, busca em diversas teorias entender como o homem pensa, cria sua realidade, a modifica, se organiza em sociedade, e através de ações culturais, econômicas, filosóficas, dentre outras; criam paradigmas que se perpetuam ao longo do tempo evidenciando a evolução do sujeito e do objeto estabelecendo uma interlocução desses na construção da história, bem como o repasse de todo esse método na forma educacional para a construção do ser humano, alguns podem chamar isso de fazer história e outros historiografia, portanto sobre o conhecimento histórico, saber histórico e historiografias, marque a alternativa incorreta:

O Arquivo Nacional promoveu a Semana Memórias Abertas: Pesquisa, Ensino e Difusão, com atividades sobre o direito à memória e verdade, que conta com documentos e informações sobre a Ditadura Militar no Brasil. Entre os destaques da programação está a exposição de réplicas de documentos históricos sobre perseguições políticas, censura e resistência democrática. Essa temática da Ditadura Militar na história do Brasil tem peso e referência tanto na pesquisa nacional como na transversalidade e interdisciplinaridade da história internacional que marcou o período, sobre essa temática histórica e sua historiografia, julgue os itens abaixo se verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) O golpe militar no Brasil marcou o início de uma virada das relações do país com a cultura europeia, a francesa em particular, e a estadunidense. Os intelectuais da área das ciências sociais e da filosofia começaram a dar preferência aos EUA, sendo a década de 1970 a virada que coincidiu no Brasil com uma ruptura de geração o que facilitou a mudança acelerada de hábitos e de referência culturais.

( ) A música de Caetano em um dos festivais de música da TV Record é proibido proibir, reproduziu um dos lemas que influenciavam os jovens brasileiros aspirantes à política. Em 1968, aconteceram as prisões dos cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, ícones do movimento brasileiro Tropicalismo. Com a imposição do Ato Institucional número 5 (AI-5) em dezembro de 1968, a censura e a repressão ficaram mais intensas, assim um processo de seleção cada vez mais rígido definia e censurava quais obras poderiam ir a público. No ano de 1969, a Tropicália teve o seu fim decretado.

( ) Peter Burke descreve a memória como uma reconstrução do passado. Reconhecendo o valor dos testemunhos como fonte e da memória como “matéria-prima” para o trabalho do historiador. Os que defendem uma oposição estrita entre história e memória tendem a sustentar que enquanto as memórias coletivas são múltiplas, a história é única e sobre o golpe de Estado de 1964 e a ditadura existem as “memórias dos militares”, “das esquerdas” (reformistas e revolucionárias), “da imprensa”, “das mulheres”, e até memórias de grupos subalternizados menos divulgadas socialmente e visitadas pelos próprios historiadores, como a “memória dos indígenas” impactados diretamente pelo estado de exceção da época. Já a história do golpe e da ditadura é única e encontra-se nos livros e artigos dos historiadores profissionais, legítimos especialistas do passado. ( ) Com a censura e a repressão por parte do governo militar, o Tropicalismo surgiu como um movimento contra a política brasileira da época e a ruptura com a estética tradicional da música brasileira, a bossa nova, que era um estilo caracterizado pela intelectualidade, adquirindo um caráter musical mais voltado para a cultura popular, e se assemelhando ao movimento hippie estadunidense, os jovens brasileiros que se identificavam com a Tropicália aderiram a um estilo peculiar. Por meio de cabelos longos e roupas coloridas, foram capazes de influenciar diretamente a mudança comportamental de diversas pessoas na sociedade por meio de composições artísticas, as quais criticavam o sistema capitalista e o governo vigente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento:

 “A Loucura tem tantos atrativos para os homens, que, de todos os males, é ela o único que se estima como um bem”. - Erasmo de Rotterdam.

“A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos.” - Erasmo de Rotterdam.

“Misture um pouco de loucura com a sua prudência: é bom ser bobo no momento certo.” - William Shakespeare.

A Loucura tem como conceito popularmente atribuída a termos de comportamentos que fogem àqueles estabelecidos por nossa sociedade, através dos tempos. Contudo é conveniente lembrar que muitos destas “loucuras” levaram a importantes descobertas e quebra de paradigmas ao longo da história. Sobre a História e o Tempo que marcou as ideias sobre a loucura e como também desses autores citados, assim como o espaço sociocultural das épocas, analise os itens abaixo:

I. Diferentemente da antiguidade clássica a loucura na Grécia antiga era considerada quase um privilégio, pois os gregos acreditavam que o “delirante” tinha a capacidade de se comunicar com as divindades, com o “sagrado”. Por isso, não havia necessidade de segregação ou exclusão. A loucura não era vista como uma questão de moral e de conduta.
II. Na Idade Média, e depois no Renascimento, a loucura está presente no horizonte social como um fato estético ou cotidiano; depois, no século XVII – a partir da internação – a loucura atravessa um período de silêncio, de exclusão. Ela perdeu essa função de manifestação, de revelação que ela tinha na época de Shakespeare e de Cervantes.
III. Percebe-se que o discurso sobre a loucura varia ao longo do tempo, mas que a cada época passam por verdadeiros, na perspectiva de Foucault de pensar e fazer a história e a historiografia, esse acreditava que os acontecimentos devem ser considerados em seu tempo, história e espaço. Dessa forma, a loucura não é algo universal, mas resulta de um determinado conjunto de práticas específicas num contexto circunscrito.

Marque a alternativa correta:

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