Questões de História da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Analise a imagem a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.infoescola.com/wp-content/ uploads/2008/04/estado-novo1.jpg. Acesso em: 27 out. 2022.

A propaganda produzida durante o Estado Novo (1937- 1945) demonstra uma estratégia do governo varguista, que foi responsável por reproduzir uma memória ou uma versão oficial sobre a criação da legislação trabalhista.

Esse tipo de propaganda pode ser trabalhado nas aulas de História, demonstrando que a versão expressa na imagem é hoje questionada pelos historiadores pelo fato de

O bebê “ariano ideal” que aparece na capa de uma revista da propaganda nazista, em 1935, era, na verdade, judeu
A revelação foi feita pela própria pessoa na foto, Hessy Taft, hoje com 80 anos. A mulher doou uma cópia da revista ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, como parte da campanha Recolhendo Fragmentos, lançada em 2011 para estimular pessoas a doarem materiais ligados ao holocausto para que sejam protegidos pela posteridade. Hessy Taft, cujo sobrenome de solteira é Levinson, nasceu em Berlim em 1934, filha de pais judeus originários da Letônia [...]. Em 1935, a mãe de Hessy e sua tia a levaram para ser fotografada por Hans Ballin, um renomado fotógrafo em Berlim. Sete meses mais tarde, para surpresa da família, a empregada dos Levinson disse ter visto a foto da pequena Hessy na capa da revista nazista Sonnie ins Hous (Raio de Sol na casa, em tradução livre).Afotografia havia sido escolhida em um concurso promovido pelo Departamento de Propaganda Nazista, chefiado por Joseph Goebbels. A melhor entre cem imagens clicadas pelos melhores fotógrafos alemães representaria o “bebê alemão ariano ideal” e seria capa da revista. Sem que a família Levinson soubesse, Ballin submeteu a foto de Hessy e de outros dez bebês. A ironia de a fotografia trazer uma bebê judia foi motivo de piada durante muito tempo na família. A foto da menina também foi redistribuída em cartões postais em todo o país e até na Lituânia.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ noticias/2014/07/140702_bebe_ariano_judeu_fl. Acesso em: 28 out. 2022.
O relato descrito na reportagem é uma importante fonte histórica para discutir e refletir sobre a ascensão de governos extremistas e suas ideologias na Europa do século XX.
A situação descrita revela a

É comum a afirmação de que o ensino e a aprendizagem de História acontecem por intermédio do domínio de conceitos, de modo que não basta, evidentemente, o aluno saber nomes de pessoas famosas ou fatos ocorridos em determinado tempo e espaço que podem ser comprovados pelos documentos.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos.1ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 183.
O texto apresenta uma reflexão sobre as aprendizagens em História.
Sobre esse tema, é correto afirmar:

Lei nº 12.391 de 04 de março de 2011
Inscreve no Livro dos Heróis da Pátria os nomes dos heróis da Revolta dos Búzios João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/26321339/ artigo-2-da-lei-n-12391-de-04-de-marco-de-2011. Acesso em: 10 out. 2022.
Nas aulas de História sobre os movimentos sociais separatistas da América Portuguesa, como a Revolta dos Búzios, também conhecida como Conjuração Baiana (1798), é importante apresentar e discutir a referida lei, uma vez que ela

Leia o trecho da reportagem a seguir.

Britânicos apagam as luzes para relembrar a I Guerra Mundial

Em Liége, onde acontece a principal cerimônia europeia, o Reino Unido foi representado pelo príncipe William


Londres – “As luzes estão se apagando na Europa; talvez não voltemos a vê-las em nossas vidas”. Para recordar a frase de um ministro às vésperas da Primeira Guerra Mundial, os britânicos apagarão as luzes na noite desta segunda-feira (04/08/14).

Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/mundo/ britanicos-apagarao-as-luzes-para-lembrar-primeira-guerramundial-13483775.html. Acesso em: 25 abr. 2022.


A frase do ministro inglês, às vésperas da Grande Guerra (1914-1918), mencionada na reportagem, é um importante documento histórico ao se relacionar diretamente ao(à) 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis