Questões de História da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FUNDATEC

Com a Proclamação da República, em 1889, surgiu a necessidade de elaborar uma nova Carta Constitucional, alinhada aos ideais republicanos, que foi promulgada em 1891. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA. 

“Em torno do café, organizou-se um conjunto de atividades e transformações – complexo cafeeiro –, que envolvia desde a comercialização, transporte e ensacamento do produto até a venda de terras e equipamentos” (Campos, 2000). Sobre esse tema, analise a sentença abaixo:

Um verdadeiro surto ferroviário inaugurou um novo campo de investimentos para o capital cafeeiro, trazendo maior rapidez e facilidades para os produtores do oeste e consolidando a hegemonia econômica da região (1ª parte). Os novos meios de transporte permitiram que os grandes cafeicultores estabelecessem suas residências nas cidades, ricos proprietários e comerciantes passaram a financiar, estocar e distribuir a produção, tornando-se comissários do café, organizadores dos primeiros bancos nacionais (2ª parte). A maior parte do financiamento para a construção das estradas de ferro provinha de recursos do Estado e de empréstimos internacionais, sobretudo da Inglaterra (3ª parte).

Quais partes estão corretas? 

Ao longo de sua história, o Brasil foi palco de movimentos contestatórios, tanto no período colonial, em relação ao poder exercido pela metrópole portuguesa, quanto no período imperial, em relação ao governo monárquico. Influenciados pelas ideias iluministas, esses movimentos realizavam críticas não somente em relação às questões políticas, mas também econômicas e sociais. Considerando o tema, assinale a alternativa que apresenta a sequência cronológica correta dos fatos pertencentes a esse contexto histórico.

“A grande instabilidade social do início da mineração resultou em diversos conflitos armados, sendo o mais conhecido deles a chamada Guerra dos Emboabas” (Alves, 2010). Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O conflito envolveu a rivalidade entre portugueses paulistas (bandeirantes) e portugueses de outras regiões, chamados de emboabas (forasteiros), sendo estes últimos apoiados pela Coroa Portuguesa desde o início, para limitar o controle dos paulistas sobre as minas.
( ) A divergência envolvia o controle das minas pelos paulistas, que desejavam exclusividade na exploração dos metais preciosos, sendo beneficiados pela Coroa através de acordos que garantiram essa exclusividade.
( ) Os emboabas conseguiram expulsar os paulistas, porém a Coroa interviu impedindo que se tornasse um território livre, além de realizar a separação das capitanias do Rio de Janeiro e São Paulo, e criando a Capitania das Minas de Ouro.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

“Apesar das transformações políticas dos séculos XI-XIII, na Baixa Idade Média os vínculos feudais continuavam a tensionar as relações entre vários Estados: o rei da Inglaterra era vassalo francês, o reino português surgira de uma secessão de Castela, a Escócia estava ligada à Inglaterra, e Flandres à França. Todas essas questões pendentes, ou mal resolvidas, vieram à tona com o grande conflito nacionalista da Idade Média, a Guerra dos Cem Anos (1337-1453)” (Franco Jr., 2001). A respeito da Guerra dos Cem Anos, assinale a alternativa INCORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis