Questões de História da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FUNDATEC

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características dos três períodos do movimento artístico cultural do Renascimento.


Coluna 1

1. Trecentro (século XIV).

2. Quattrocento (século XV).

3. Cinquecento (século XVI).


Coluna 2

( ) Período em que os artistas procuram distanciar-se dos temas religiosos e misturando-se com aspectos profanos.

( ) Nesta fase, tem-se um rompimento com os modelos estéticos, artísticos e culturais do período Medieval.

( ) Nesta fase, o estilo renascentista se firmou em outros países do continente europeu e, tem-se a presença do Humanismo na pintura, na literatura e na escultura.

( ) Período em que se tem a presença mais forte de aspectos da cultura greco-romana, principalmente do paganismo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise as seguintes assertivas sobre a história da Rússia:
I. É considerado como o maior país em dimensão territorial, com cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, dividido em dois continentes: a Ásia e a Europa.
II. Até o início de 1917, a Rússia viveu sobre o domínio do nazismo, uma espécie de democracia absolutista que foi derrubada por uma rebelião popular neoliberal em outubro de 1917.
III. A Rússia se consolidou como Estado no final do século XVI, porém ficou por um bom tempo atrasada em relação à Europa Ocidental, iniciando o processo de industrialização somente no final do século XIX, com foco na construção de ferrovias e intervenção do capital estrangeiro.
Quais preservam o sentido com fundamento na historiografia?

Analise as assertivas a seguir sobre a escravidão na África, considerando a historiografia sobre o assunto:
I. A escravidão africana foi estruturada de forma legal, configurada pelas instituições em função da falta de propriedade privada na estrutural social. Sendo assim, o escravo tornou-se uma propriedade privada institucionalizada.
II. A estrutura social africana não era retrógada ou igualitária, era apenas legalmente diferente, facilitando, assim, as elites a fornecerem e fomentar um grande número de escravos ao comércio atlântico.
III. Pode-se afirmar que o sistema social africano foi caracterizado pela falta de oportunidade e interesse dos próprios africanos, que, ao juntar sua capacidade de submissão com a falta da propriedade corporativa de terra, estabeleceu o que os historiadores chamam de sistema escravocrata hereditário.
Quais estão corretas? 

Para a educadora Maria Belintane Fermiano (2014), existe a necessidade de conceber o “aluno como sujeito histórico” na proposta pedagógica. Considerando a visão pedagógica da autora, qual das alternativas abaixo representa uma metodologia em que o educando NÃO é um referencial histórico? 

A delimitação do processo temporal revela a substancialidade histórica do contexto. Portanto, há na historiografia um período histórico designado conceitualmente como uma época específica, iniciando-se com a queda do Império Romano do Ocidente e terminando na transição para a Idade Moderna. Em outras palavras, trata-se de um processo histórico entre os séculos V e XV, ou seja, entre a Antiguidade e a Idade Moderna, acatado por muitos historiadores como um período intermediário entre duas épocas brilhantes da história. Considerando a construção argumentativa mencionada acima, a qual período histórico refere-se o contexto?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis