Questões de História da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da FCC

A Constituição Brasileira prevê o direito à inclusão de uma língua indígena no currículo escolar, com o objetivo de

Geralmente, quando coexistem duas línguas na comunidade, ocorre, pouco a pouco, o estabelecimento de uma língua dominante, enquanto a outra vai sendo substituída e esquecida, desaparecendo do convívio social, deixando de ter funções. Esse processo é chamado:

Analise as frases abaixo, procurando detectar as que apresentam coerência de fatos e justificativas sobre a transferência da capital de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju.

I. A cidade de São Cristóvão recebia grande quantidade de migrantes de diferentes cidades do interior de Sergipe e do Nordeste; isso provocou reações da população desta cidade, que pressionou a Câmara Municipal para votar a transferência da capital para Aracaju.

II. A escolha de Aracaju como capital de Sergipe estava diretamente relacionada, entre outros fatores, à força econômica da região de Cotinguaba, que tinha dificuldades de escoar seu principal produto de exportação para o mercado interno e externo.

III. Nas décadas de 1910 e 1920, os jornais "O Estado de Sergipe" e o "Correio de Aracaju" exerceram uma poderosa influência sobre a população de São Cristóvão para que ela se manifestasse contra a transferência da capital para Aracaju.

IV. A transferência da capital de Sergipe estava inserida no contexto das transformações ocorridas no país das quais, dentre outros aspectos, destacaram-se os processos de modernização, de industrialização e de urbanização.

As frases corretas são APENAS

Considere as afirmações abaixo sobre o ensino da língua portuguesa na escola das comunidades indígenas.

I. Interpretar e compreender as leis que governam o país, pricipalmente as que lhes dizem respeito.

II. Favorecer as relações socioeconômicas.

III. Ter acesso a informações e tecnologias variadas.

IV. Conhecer o funcionamento da sociedade envolvente.

É correto o que se afirma em

A maioria das línguas indígenas no Brasil não possuem registros, textos escritos e são consideradas línguas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis