Questões de História da CETRO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da CETRO

A exemplo dos escravos romanos e diferentemente dos escravos africanos transportados para a América na Idade Moderna, os hilotas espartanos eram submetidos a este regime individual e separadamente. Pode-se concluir que esta afirmação

Em relação à escravidão antiga e moderna, analise as assertivas abaixo.

I. Segundo o que consta na literatura antiga, sobretudo entre os romanos do primeiro século da era cristã, havia um tratamento mais tolerante em relação aos escravos em contraste com o que ocorreu com a escravidão moderna. Nas sociedades antigas, a escravidão, embora ocorresse informalmente, era considerada fora da ordem natural.

II. Embora as sociedades modernas não tenham apresentado maior tolerância e humanidade em relação aos escravos, em alguns escritos manifestam-se preocupações com a ociosidade por parte dos filhos das classes dominantes em função da comodidade de ter seu trabalho realizado por escravos. Tal preocupação com os efeitos da escravidão sobre os senhores é típica de uma sociedade capitalista, em que a ideologia dominante preza pelo fruto do trabalho individual.

III. Uma vez que a punição de um escravo na sociedade romana antiga implicava dano à propriedade de outrem, as atitudes em relação aos escravos subversivos ficavam a critério de seu dono.

É correto o que se afirma em

Em relação ao contexto do surgimento da Teologia da Libertação. Marque V para verdadeiro ou F que falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Surgiu em países latino-americanos em contextos de opressão, resultante dos regimes militares vigentes naqueles países.

( ) Tem relação direta com o Concílio Vaticano II, que teve como proposta a revisão de algumas posições da Igreja Católica conforme questões contemporâneas – o que incluía questões políticas.

( ) A Teologia da Libertação teve seu auge de atuação político-social no período que antecede a década de 1980.

Leia atentamente as afirmações abaixo acerca de questões teóricas e práticas relacionadas às reivindicações sociais dos séculos XIX.

I. Influenciados por ideias socialistas, diversos teólogos desenvolveram teorias visando à diminuição da miséria das massas. Entre essas iniciativas, algumas previam a intervenção estatal, outras iniciativas individuais. Sua principal convergência teórica com o marxismo dizia respeito à necessidade da abolição da propriedade privada dos meios de produção.

II. Já na primeira metade do século XIX, na Inglaterra, diante da pressão dos movimentos sociais, houve modificações na legislação vigente. Entre as modificações, a proibição da utilização de mãode- obra feminina e infantil em minas.

III. Como consequência das perseguições aos judeus, sobretudo através dos pogroms na Rússia, surge os fundamentos teóricos do sionismo, o qual enfatizava a necessidade de uma unidade nacional judaica a ser concretizada com a colonização da Palestina.

É correto o que se afirma em

Em relação à formação, à organização do trabalho e ao capitalismo, analise as assertivas abaixo.

I. Ainda que o século XVII inglês tenha sido marcado pelo rompimento com o absolutismo monárquico e pela progressiva ascensão de grupos vinculados às instituições financeiras e ao comércio internacional, diante das manifestações populares e de movimentos de tendências mais radicais havia relativa “solidariedade” entre aristocratas e burgueses.

II. A principal causa da ascensão do capitalismo pode ser identificada no aperfeiçoamento técnico e no progresso econômico da Europa Ocidental.

III. Durante a Revolução Francesa houve plena adesão dos camponeses à causa revolucionária, uma vez que era sob esta camada que recaía o peso da má administração monárquica.

É correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis