Questões de História da ACCESS Seleção

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da ACCESS Seleção

Argumentava-se que a dispersão da população por um território tão vasto, combinada com o livre acesso à terra, encarecia a mão-de- -obra, dificultava a obtenção de braços para a agricultura, além de entravar a civilização.

(Ilmar R. Mattos)

Analise as afirmações seguintes, sobre as leis de protecionismo, propriedade e mão-de-obra.

I. O protecionismo de 1844 viabilizou a ampliação da receita do Estado imperial, gerando, todavia, controvérsias com o governo britânico ao elevar tarifas aduaneiras.

II. As pressões britânicas contra o tráfico intercontinental de escravos visavam à constituição de um mercado consumidor formado de ex-escravos e a encarecer, pela alta dos preços dos cativos no tráfico interno, o açúcar brasileiro concorrente do açúcar britânico antilhano.

III. A vinculação da Lei Eusébio de Queirós à Lei de Terras não era somente temporal, pois visava à criação de uma reserva de trabalhadores livres, mais sujeitos aos interesses dominantes das fazendas, após o fim do tráfico atlântico.

Assinale:

A expansão era tudo e, sendo a superfície do mundo limitada, o grande objetivo da humanidade contemporânea devia ser tomar tantos pedaços do mundo quantos fosse possível.

(Cecil Rhodes)

Assinale a alternativa correta a respeito da relação entre a expansão imperialista e a Primeira Guerra Mundial.

Analise as afirmações seguintes:

I. Pelo fato de ser o faraó identificado ao Deus, primeiro Hórus, depois Ra, mais tarde Aton, a organização política do Egito Antigo caracteriza-se como uma monarquia absoluta de direito divino.

II. As prerrogativas de os faraós, por serem de origem familiar, abrangerem o domínio sobre os camponeses e os aspectos financeiro e fiscal, tanto a título privado como para o Estado, autorizam a caracterização do seu poder como de natureza feudal.

 III. A servidão coletiva dos camponeses nas comunidades de aldeia e a prestação de serviços à comunidade dominante de sacerdotes, militares e funcionários caracterizam o Egito antigo como modo de produção asiático.

Assinale:

O comércio de mercadorias de luxo através da fronteira rapidamente produziu uma crescente estratificação interna dentro das tribos germânicas: para comprar bens dos romanos, os líderes tribais vendiam o gado, ou faziam incursões sobre outras tribos, capturando escravos para exportar aos mercados romanos.

(Perry Anderson)

Assinale a alternativa correta a respeito das transformações originárias das relações entre romanos e germanos.

No entanto, tudo empurrava o movimento fidelista na direção do comunismo, desde a ideologia social-revolucionária daqueles que tinham probabilidades de fazer insurreições armadas de guerrilha até o anticomunismo apaixonado dos Estados Unidos na década de 1950 do Senador McCarthy.

(Hobsbawn)

Assinale a alternativa correta sobre a Revolução Cubana.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis