Questões de História da ACADEPOL/MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da ACADEPOL/MG

"(...) a sede insaciável do ouro estimulou tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são das minas, que dificilmente se poderá saber do número de pessoas que atualmente estão lá. Mais de trinta mil homens se ocupam, uns em catar, outros em mandar catar o ouro nos ribeiros. Outros ainda se ocupam em negociar, vendendo e comprando o que se necessita não só para a vida, mas também para o luxo.(...)A mistura é de toda a condição de pessoas: homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos (...)"

(Antonil. André João. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas. 1711)

No decorrer do século XVIII, a extração de ouro na região das minas alterou o perfil da sociedade colonial brasileira. São características relacionadas à região da mineradora, após a descoberta do ouro, EXCETO:

As invasões holandesas no Brasil, ocorridas na primeira metade do século XVII, tinham como principal objetivo ocupar zonas de:

Uma das iniciativas de maior repercussão no breve governo Jânio Quadros (janeiro a agosto de 1961) relacionou-se a sua política externa que, no contexto da Guerra Fria, foi marcada:

O jornal A tarde, de 20 de janeiro de 1931, publicou a seguinte carta:

Ilmo Sr. Francisco de Souza

Aspiro boa saúde com a exma. Família. Tendo eu freqüentado uma fazenda sua, deliberei saudando-o em uma cartinha, pedir um cobrezinho. Basta dois contos de réis. Eu reconheço que o senhor não se sacrifica com isto e eu ficarei bem agradecido e não terei razão de lhe odiar nem também a gente de Virgulino terá esta razão. Sem mais do seu criado, obrigado. Hortêncio, vulgo Arvoredo, rapaz de Virgulino.

(In: Coletânea de Documentos Históricos para o 1o grau. São Paulo: SE/CENP, 1980. p.51)

O Arvoredo, em questão, era um cangaceiro pertencente ao bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. A atual historiografia entende o Cangaço como:

Em vários países da América Latina, a primeira metade do século XX foi marcada por práticas políticas populistas. Líderes como Getúlio Vargas (1930-45/1951-54), no Brasil; Juan Domingo Perón (1946-55), na Argentina; e, Lázaro Cárdenas (1934-40), no México, chegaram ao poder apresentando discursos semelhantes que possuíam as seguintes características, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis